Netflix vai ganhar botão de curtida para classificar filmes e séries

Da Redação
17/03/2017 - 15h42
Plataforma abandonará sistema de classificação por estrelas. Companhia acredita que nova técnica aumentará engajamento de assinantes

O Netflix está desistindo de usar as suas classificações de cinco estrelas para filmes e séries. Ao invés disso, a plataforma de streaming vai usar algo mais próximo do Facebook: um polegar para cima para dizer se você gostou do conteúdo em questão e um polegar para baixo para indicar que, bem, você não recomendaria esse tipo de filme ou série para qualquer desconhecido.

A nova característica deve ser lançada nas próximas semanas, informou a empresa a um grupo de jornalistas, segundo informações da Variety. Todas as classificações com estrelas que você já tenha fornecido ainda serão usadas nos bastidores para informar sobre suas recomendações personalizadas. 

O Netflix acredita que pode obter uma melhor resposta dos usuários através do novo sistema. Em testes aplicados com um pequeno grupo em 2016, o engajamento dos assinantes foi 200% mais alto quando a plataforma deu a possibilidade de nova classificação com "curtidas".

Além disso, a Netflix acredita que pode discernir melhor as opções de visualização futuras de um usuário com uma simples opção A/B em comparação com uma classificação de cinco estrelas. 

O vice-presidente da Netflix, Todd Yellin, disse aos jornalistas que os usuários frequentemente dariam altas classificações a um documentário e uma classificação média para "filmes bobos", de acordo com a Variety. Mesmo assim, as pessoas assistiam aos "filmes bobos" com mais frequência do que os documentários bem classificados.

Isso faz um certo sentido. Os assinantes podem sentir que um documentário como "Cowspiracy" ou "The White Helmets" merece cinco estrelas, enquanto "Amor à toda prova" não deva ter a mesma consideração. Mas no final de um dia cansativo, quantas serão as pessoas interessadas em um documentário e quantas se renderão a um filme bobo para relaxar?

O impacto em você

Diminuir as classificações de estrelas pode ajudar o Netflix a fornecer melhores recomendações, mas ajudará os assinantes a tomar melhores decisões de visualização? 

Isso não está claro. Uma classificação de cinco estrelas torna mais fácil para decidir se uma série ou um novo filme vale uma chance. Presumivelmente, os dados vindos do novo sistema só irão substituir a classificação por estrelas e os usuários podem julgar se assistirão a algo com base nisso.

No entanto, o Netflix também está usando um recurso de "porcentagem de correspondência" com base nas classificações de curtidas onde o Netflix sugere que um título pode satisfazer "X" por cento os seus gostos de visualização. 

Se esse é o único tipo de dado que os usuários veem a partir de avaliações de curtidas, não será tão útil como uma porcentagem bruta de popularidade de um determinado título com outros telespectadores da plataforma.