Smartphone 'dobrável' da Samsung pode entrar em produção em 2017

IDG News Service
16/03/2017 - 10h57
Novos rumores a respeito do Galaxy X indicam que sul coreana deve apresentar protótipo funcional do aparelho ainda no 3º trimestre deste ano

Um smartphone dobrável não é apenas um sonho futurístico e segundo alguns especialistas do mercado, é bem provável que a Samsung apresente um protótipo funcional do chamado Galaxy X já no terceiro trimestre de 2017.

O que é um telefone dobrável?

Um telefone dobrável é exatamente como parece, um que se dobra para dentro ou para fora e revela um dispositivo semelhante a um tablet quando esticado. Isso é possível com o uso de um painel OLED dobrável (em vez de flexível, como visto no Galaxy S7 Edge).

A Samsung, Lenovo e LG mostraram dispositivos flexíveis em vários eventos da indústria e registraram muitas patentes para a tecnologia. Anteriormente chamado de Projeto Valley, a tecnologia da Samsung tornou-se conhecida como o Samsung Galaxy X, que pode ou não ser o seu eventual nome após a liberação.

A sul coreana originalmente trabalhou em telefones flexíveis, que se fechavam 'para dentro' como uma carteira, mas tendo completado o seu trabalho, a companhia parece ter resolvido focar em telefones que se esticam também em outras direções. Estes devem ser mais convenientes para o usuário, que não precisaria desdobrar o telefone cada vez que queria usá-lo.

Há ainda rumores de que a Samsung possa lançar dois telefones dobráveis. 

O que tem se especulado até então é que a resolução da tela será de 4K, o que garantiria que a tela do aparelho permanecesse com alta resolução mesmo quando dobrada. O Galaxy X também poderia ter uma câmera dual na parte traseira e um dos mais recentes processadores Snapdragon Qualcomm, sendo mais provável agora o Snapdragon 835. Deverá ter também um slot para cartão microSD, mas a bateria não será removível.

Um pedido de patente apresentado pela Samsung no final de 2016 mostra algumas imagens do que o eventual Galaxy X pode parecer.

Quando é a data de lançamento do Samsung Galaxy X?

Embora a tecnologia dobrável da Samsung esteja pronta, uma fonte próxima ao assunto disse ao Korea Herald que o dispositivo não foi revelado por questões de comercialização e rentabilidade. Os planos também foram travados pelo escândalo político envolvendo a presidente Park Geun-hye e sua confidente Choi Soon-sil.

No entanto, a Samsung espera que seu telefone dobrável seja revelado no terceiro trimestre de 2017.

Isso se relaciona com um relatório da ETNews, que sugere que haverá um protótipo pronto para se exibir no terceiro trimestre de 2017.

Um novo relatório diz ainda que o telefone pode entrar em produção, em pequena escala, no quarto trimestre deste ano.

Enquanto isso, a LG, que dize ter a vantagem sobre a tecnologia, parece estar inclinada a lançar também suas telas dobráveis ​​em 2017, embora mais tarde no quarto trimestre. A companhia também enviará mais de 100 mil unidades, segundo a fonte do Korea Herald, mas essa tecnologia pode ser usada por outros clientes, como a Apple ou a Huawei, enquanto a Samsung usará sua tela dobrável para seus próprios dispositivos.

Há um ano, o Sammobile informou que o Projeto Valley não teria lançamento global, mas que o Reino Unido e Irlanda, Alemanha, Itália, Coreia do Sul, países nórdicos, França e Polônia estavam na lista para receber o aparelho.