Nvidia e Bosch firmam parceria para desenvolver supercomputador para carros

Agam Shah, IDG News Service
15/03/2017 - 17h01
Companhias se basearão no chip Xavier para desenvolver um computador para carros autônomos. Tecnologia tornará veículos mais inteligentes e seguros

A Nvidia trabalhará com a fornecedora automotiva Bosch para produzir em massa sistemas de carros autônomos usando o seu próximo chip Xavier.

A Bosch fornece peças automotivas e tecnologias de veículos usadas por empresas automotivas em todo o mundo, com sensores e peças usadas nos carros com tecnologia autônoma da Tesla.

No ano passado, a Nvidia anunciou que sua linha de produtos para a placa Drive PX usará o poderoso chip Xavier, mas não forneceu uma data para remessa. Agora, temos a informação de que a Bosch será uma das primeiras empresas a desenvolver um computador usando essa placa. O projeto de desenvolvimento conjunto foi anunciado nesta quarta-feira (15).

A Nvidia coloca programação paralela e software de desenvolvimento de aprendizagem de máquina nas placas Drive PX. A Bosch também usará essas tecnologias para o computador automotivo e fornecerá o produto final aos fabricantes de automóveis.

Esse é um desenvolvimento positivo para a Nvidia, que está competindo com fabricantes de automóveis e chips no emergente mercado automotivo autônomo. 

A Intel anunciou nesta semana que pagaria US$ 15,3 bilhões para adquirir a Mobileye, que desenvolve sensores, chips e software para carros sem motorista. As tecnologias para condução autônoma da Nvidia são, na sua maioria, de produção local, e a fabricante de chips está trabalhando com uma vasta gama de montadoras de automóveis, incluindo Volvo, Audi, Mercedes-Benz e Ford.

O Drive PX alimentado com o chip Xavier será o terceiro modelo na linha de computadores para carros da Nvidia. Ele é projetado para permitir que carros reconheçam imagens e rapidamente elaborem mapas precisos, além de serem significativos para ajudar a evitar colisões e tomar decisões de condução inteligentes.

A Nvidia já desenvolveu um carro sem motorista baseado no primeiro modelo Drive PX que pode consegue mudar de faixa, parar em sinais, andar em rodovias e ir de um ponto a outro, elaborando mapas. Os sistemas Drive PX coletam dados de GPS, radares, câmeras e outros sensores para tomar decisões.

O computador que está sendo construído pela Bosch e Nvidia será como um supercomputador em um carro. A Nvidia disse que seus computadores Drive PX finalmente terão a capacidade de reconhecer tudo à vista enquanto um carro está se movendo, o que ajudará veículos autônomos a se tornarem mais seguros.

A data de entrega do computador fabricado pela Bosch e pela Nvidia não foi ainda anunciada. Mas ao ter um fornecedor grande para peças automotivas é uma boa maneira para a Nvidia começar sua tecnologia nos veículos autônomos. 

A concorrente Intel também está trabalhando com o fornecedor de peças para automóveis Delphi de forma semelhante.