Microsoft amplia recursos para desenvolvedores no seu novo app Teams

PC World / EUA
17 de fevereiro de 2017 - 11h57
Com lançamento geral previsto para o final de março, aplicativo é a resposta da empresa de Redmond ao Slack.

Desenvolvedores de terceiros agora possuem novas ferramentas para brincar na hora de criar integrações com o aplicativo de conversas em grupo Teams, da Microsoft. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 16/2, dois novos recursos voltados para desenvolvedores com a intenção de tornar mais úteis os serviços que funcionam com o Teams.

Usando o Microsoft Bot Framework, os desenvolvedores agora podem construir bots que interajam com os usuários dentro de um canal, além de interagir com os usuáirios em chats privados one-on-one. Além disso, os desenvolvedores integrando suas aplicações diretamente nas abas dentro do cliente do Teams agora podem dar aos usuários uma maneira de conectar seus colegas ao conteúdo “enterrado” no aplicativo integrado.

Melhorar as oportunidades dos desenvolvedores é algo importante para a Microsoft à medida que a empresa busca competir com o Slack, o HipChat, e outras companhias do mesmo segmento de ferramentas de chat para o trabalho. As suas duas principais rivais citadas acima possuem plataformas para desenvolvedores robustas que ajudam os usuários a trazer funcionalidades de outros apps que usam para as conversas no chat.

Com a nova funcionalidade da Microsoft, uma vez que um usuário adiciona um bot à uma equipe, é possível para as pessoas interagirem com ele em uma conversa por mensagens privadas, além de invocá-lo em um chat público. Isso é parecido com o que já é oferecido pelo Slack e pelo HipChat aos seus desenvolvedores de bots.

O Microsoft Teams permite que os desenvolvedores integrem seus aplicativos usando Tabs, que oferece um canvas para rodar aplicações web dentro do app de chat da Microsoft. Por exemplo, o Asana possui uma integração de aba com o Teams que dá aos usuários uma maneira de visualizar tarefas compartilhadas.

A nova funcionalidade para desenvolvedores lançada nesta semana fornece aos usuários links profundos para aplicações rodando dentro das abas. Isso significa que alguém que queira compartilhar uma anotação que esteja dentro de uma aba poderia enviar um link direto para esse conteúdo via chat, em vez de precisar pedir para um dos seus colegas de trabalho navegar até lá. 

A nova funcionalidade chega à medida que a Microsoft se aproxima da planejada liberação geral do seu aplicativo de conversas para empresas. O Teams, que atualmente está em modo beta público, deve ser liberado para todo o público até o final de março.