EasyPost oferece terminais para receber encomendas da Internet

Luiz Mazetto
16/02/2017 - 16h34
Em operação em cerca de 20 pontos em SP e RJ, empresa brasileira planeja ter mais de 300 terminais até o final do ano. Frete custa a partir de R$9.

Um novo serviço chamado EasyPost promete facilitar bastante a vida dos brasileiros na hora de receber um produto comprado pela Internet, seja por não ter como recebê-lo em casa ou por viver em um local não atendido pelos Correios, entre outros possíveis impeditivos.

Para isso, a companhia criada por Olegas Orlovas, da Lituânia, que também atua como CEO, oferece terminais inteligentes com compartimentos de diferentes tamanhos para receber e armazenar as encomendas compradas pelos usuários em sites de e-commerce.

Como funciona

Ao comprar um produto em um site parceiro da EasyPost, que atualmente possui acordos com a Decathlon e World Tennis, basta o usuário selecionar a opção de entrega para um terminal da empresa, entre as outras modalidades. O serviço custa entre 9 reais e 24 reais, dependendo do local de retirada e do tamanho da encomenda.

Atualmente presentes em diferentes regiões das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo um na comunidade de Cidade de Deus, os terminais da EasyPost oferecem compartimentos de três tamanhos diferentes, 43x45 cm (grande), 43x29 cm (média) e 43x15 cm (pequena), que contam com três câmeras, sendo uma delas para reconhecimento facial.

Para retirar a sua encomenda, basta o usuário se dirigir ao compartimento indicado no terminal e então digitar o seu número de celular e um código de segurança fornecido via SMS pela companhia.

Aplicativo em breve

Em cerca de dois meses, a EasyPost deve lançar um aplicativo móvel para aparelhos iOS e Android, que deve facilitar o uso da plataforma para o usuário ao permitir o escaneamento do código pelo aplicativo no terminal na hora de retirar a encomenda.

300 terminais em 2017

Apesar de estar prestes a completar três anos de existência no próximo mês de abril, a companhia começou a operar oficialmente em setembro do ano passado, quando recebeu um aporte de 18 milhões de reais.

Com 21 terminais em operação nas capitais paulista e carioca, a EasyPost tem planos ambiciosos para os próximos trimestres. Segundo Olegas, a companhia deve chegar à marca de 320 terminais no Brasil ainda neste ano, incluindo Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Para 2020, a meta é ter mais de 1 mil terminais espalhados pelo país.