Samsung lança app para smartwatches se comunicarem com carros da Ford

Carla Matsu
03 de fevereiro de 2017 - 18h06
Gear Auto Link integra os relógios Gear S2 ou S3 a plataforma Sync da Ford. Alertas visam maior segurança do motorista e passageiros

A Ford tem concentrado esforços para levar conectividade e interação a seus modelos por meio de sua plataforma de infoentretenimento Sync, que consegue espelhar as funções de aparelhos Android e iOS no painel dos carros.

Como resultado de uma das últimas parcerias da montadora, usuários que possuem os smartwatches da Samsung, o Gear S2 ou o Gear S3, poderão receber uma série de alertas diretamente no relógio por meio do novo app Gear Auto Link. Trata-se de uma atualização do aplicativo Gear SYNC lançado no ano passado.

“Fizemos algumas pesquisas e percebemos que as pessoas têm interesse em usar seus smartwatches não apenas para fins de saúde ou fitness, mas também para controlar outros dispositivos, seja dentro de casa ou carro. A partir disso, conversamos com a Ford para criar o aplicativo”, explica Marcelo Daou, gerente sênior de produto da Samsung para a América Latina.

“Entendemos a necessidade do usuário de cada vez mais levar a conectividade para o mundo da condução. O nosso intuito é facilitar essa experiência, para que ele não tenha nenhuma distração, para que ele não precise pegar o celular para olhar nada. E com o relógio, fica ainda mais fácil obter informações e interagir por meios de comandos de voz”, resume Fernando Rossin, engenheiro de conectividade da Ford.

O aplicativo Gear Auto Link foi desenvolvido no mercado brasileiro pelas equipes locais da Samsung e Ford. Depois do lançamento no Brasil, as duas companhias anunciaram a disponibilidade dos recursos no mercado norte-americano durante a CES 2017, feira internacional de eletrônicos que acontece anualmente em Las Vegas.

Recursos

Para dispor da conectividade entre os smartwaches da Samsung e os veículos Ford, proprietários precisarão baixar o aplicativo Gear Auto Link na loja virtual Galaxy Apps e parear o acessório via Bluetooh com a plataforma Sync da Ford.

Entre as novidades do Gear Auto Link estão a função Kids Reminder, que permite configurar o aparelho para alertar o motorista, sempre que sair do carro, quando há uma criança a bordo. 

Na nova versão, a integração da agenda do smartphone com o SYNC também foi aprimorada. Agora, os compromissos que já contam com a informação de endereço podem ser transferidos diretamente para o sistema de navegação do veículo, facilitando a definição da rota a ser seguida.

Funções de alerta de sono e que permite encontrar o veículo estacionado, já disponíveis na versão anterior do app, permanecem na atualização. Por meio do app, o usuário programa o relógio para, em resumo, mantê-lo alerta na direção com intervalos entre 1 e 10 minutos. O motorista recebe um aviso no relógio e o carro emite uma voz robótica que diz para o motorista ficar atento.

A habilidade de salvar a posição do automóvel, assim que deixar o carro no estacionamento, também pode ser útil aos motoristas mais esquecidos. O local de estacionamento registrado no aplicativo tem precisão de aproximadamente 2 metros. No caso de garagens subterrâneas, onde o GPS não funciona, é possível marcar manualmente a identificação da vaga, selecionando as letras e números no próprio relógio, girando sua coroa giratória. 

De acordo com a montadora, os recursos funcionam em modelos de veículos que têm o sistema automotivo Sync, nas versões 1 e 3, incluindo os modelos de entrada Ford Ka. 

Segundo a Ford, a versão 2 da plataforma possui limitações que não permitem o pleno funcionamento da integração aos relógios da Samsung. Entretanto, a versão será, em breve, atualizada para a terceira geração, garantiu a Ford.