Campus Party e ONU promovem hackathon para encarar 17 desafios globais

Da Redação
12 de janeiro de 2017 - 09h00
Maratona acontece durante a 10ª edição do evento. Participantes deverão propor soluções para desafios como a fome, energia limpa e mudanças climáticas

A Campus Party Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas, promoverá uma grande maratona durante a 10ª edição do evento, que acontece entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo.

Batizado de “The Big Hackathon”, a maratona de desenvolvimento terá 100 horas de duração e tem como objetivo fomentar a proposta e criação de soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, além de incentivar o empreendedorismo. 

As equipes vencedoras terão suas soluções chanceladas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da ONU. Além disso, poderão ser viabilizadas pelas equipes tanto com a iniciativa privada quanto com a pública no futuro.

Cada time terá até seis integrantes e será formado, preferencialmente, por programadores, designers, empreendedores e pessoas criativas e com aptidão para comunicação. Uma comissão organizadora será responsável pela escolha dos candidatos e montagem dos times. 

Sob o tema “Soluções Digitais para Desafios Globais”, as equipes terão de usar suas habilidades em áreas como design, criatividade, empreendedorismo e programação para criar soluções para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que todos os países devem implementar até 2030. 

Entre os desafios estão a erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; ação contra a mudança global de clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes. Você pode conferir os detalhes de todos os 17 desafios no link

Os campuseiros interessados em participar devem comprar o ingresso para o evento e se inscrever pelo site. As inscrições vão até 25 de janeiro.  

Outra forma de participar do The Big Hackathon é contribuindo com ideias para os 17 objetivos por meio do link.

As melhores ideias dentro de cada ODS ficarão à disposição das equipes e os autores das melhores serão contemplados com um ingresso sem camping para o evento.