Amazon Echo obedece comando da TV e compra casa de bonecas por engano

PC World / EUA
09 de janeiro de 2017 - 17h08
Segundo rede de notícias dos EUA, caso aconteceu após gafe de assistente com garotinha virar assunto em telejornal na Califórnia.

Um dos resultados inesperados dos cada vez mais presentes aparelhos e assistentes ativados por voz é que eles podem realizar uma tarefa que não foi solicitada pelo usuário.

Tivemos um primeiro exemplo desse problema quando um anúncio do Xbox One “acordou” consoles Xbox pelo mundo. Mais recentemente, a assistente da Amazon, a Alexa, acabou obedecendo de forma descuidada um comando da TV ao fazer uma compra na Amazon - ou pelo menos é isso que alegam alguns donos do alto-falante conectado Echo,

Tudo começou há alguns dias quando uma garota de 6 anos do Texas pediu para a Alexa “brincar de boneca comigo e me arrumar uma casa de bonecas”. A assistente da Amazon rapidamente cumpriu o pedido e comprou o brinquedo na Amazon, assim como quase dois quilos de cookies, segundo a rede de TV CBS DFW.

A notícia foi engraçada o bastante para ser exibida em um programa de TV local da rede CW6, de San Diego. Logo ao final do bloco, o âncora do telejornal Jim Patton afirmou “Adorei a abordagem da garota para isso ‘A Alexa me comprou uma casa de bonecas’”. Ops. Um jornal exibido mais tarde pela mesma emissora afirmou que aparelhos Echo em San Diego tentaram comprar casas de boneca na Amazon quando ouviram o comentário do apresentador. No entanto, não ficou claro se alguma dessas compras realmente foi finalizada.

Por que isso importa

Compras sem querer por assistentes digitais são apenas uma nova versão de um problema antigo. Desde que a App Store existe, crianças pelo mundo já fizeram compras de centenas e até milhares de dólares dentro de aplicativos para smartphones. 

Para facilitar a transição para um mundo com a Alexa, a Amazon diz que as compras inadvertidas feitas pela Alexa podem ser devolvidas - e sempre é possível configurar uma senha de quatro dígitos para autorizar compras na sua conta Amazon.