Ex-líder do Google lançará startup com foco em carros autônomos

Da Redação
12/12/2016 - 12h04
Segundo reportagem do Recode, executivo lançará companhia no início de 2017 e que poderia ser forte concorrente do próprio Google

O projeto de carros autônomos do Google pode ganhar, em breve, um novo concorrente no mercado. E no caso, um nome que saiu da própria gigante de tecnologia e com expertise suficiente para, bem, se tornar um sério competidor.

Chris Urmson, ex-líder do projeto de construção do carro autônomo do Google, esteve à frente da unidade durante sete anos e meio e desempenhou papel fundamental no projeto, tendo sido o engenheiro principal que construiu o código que o software do carro da companhia roda. Agora, segundo diversas fontes reportadas ao site Recode, Ursom se prepara para lançar no início do ano que vem uma empresa com foco na mesma indústria. 

Segundo o site, a companhia irá focar no desenvolvimento de software para carros autônomos, assim como dados e hardware. O pacote completo para tecnologias autônomas poderia ser vendido para montadoras que queiram criar e depois alterar suas ofertas, de uma maneira não muito diferente de como o Google lançou seus esforços com o Android, tanto com software móvel e hardware.

Ainda de acordo com fontes próximas ao executivo, Urmson tem conversado com uma série de engenheiros da área e de companhias como Uber, Apple e Tesla para que se juntem a ele, uma estratégia que poderia facilmente atrair uma equipe de primeira linha de engenheiros. Ele ainda precisaria levantar investimentos, mas dada a sua reputação, uma fonte disse que “pessoas entregariam pilhas de dinheiro por que Chris é uma aposta certa”. 

Outras fontes disseram ainda que Urmson foi abordado por outras empresas no mercado, incluindo a startup de carros autônomos Zoox, para integrar seus times, mas que ele teria decidido seguir sozinho em sua própria companhia.  

Foto: Flickr/Creative Commons Ståle Grut / NRKbeta