Novos chips Qualcomm tornam câmeras conectadas mais inteligentes

IDG News Service
18/10/2016 - 11h14
Snapdragon 625 permite capturar imagens de 24 megapixels e vídeos 4K, além de capacidade para aprendizado profundo

Câmeras conectadas estão entre os dispositivos  que mais "trabalham" no setor de Internet das Coisas, com a transmissão de vídeo ao vivo em alta definição para fins de entretenimento ou mesmo vigilância entre as árduas tarefas. E elas foram o alvo de algumas inovações que a Qualcomm apresentou nesta terça-feira (18). A companhia anunciou alguns avanços para chips e software durante sua conferência 4G/5G Summit, que acontece em Hong Kong.

No coração da nova câmera conectada está um novo processador, o Snapdragon 625, que ostenta um consumo de energia 25% menor que a geração anterior. Ele conta com potência suficiente para capturar imagens de 24 megapixels e vídeos 4K a 30 quadros por segundo, mas também apresenta capacidade para aprendizado profundo, segundo a Qualcomm.

A companhia espera que o chip seja adotado por fabricantes até o final deste ano, com câmeras alimentadas por ele chegando ao mercado logo depois. 

Além do Snapdragon 625, a Qualcomm está lançando uma API (interface de programação) e um SDK (kit de desenvolvimento de software) para vídeo analytics. Duas soluções que trazem habilidades de processamento de imagem e análise de software, incluindo ativação por voz, detecção facial, reconhecimento e rastreamento de objeto na própria câmera. 

Tais habilidades tornam câmeras mais inteligentes sobre o que devem gravar para que haja menos conteúdo para armazenar, transmitir através de uma rede ou até mesmo para avaliar imagens mais tarde. Um sistema de vigilância pode ser mais econômico para operar se a câmera puder dizer quais eventos são válidos para observar e só se ligará quando detectar algo “interessante”.

A Qualcomm também está acrescentando suporte para Linux para sua linha de chips dedicados a câmeras conectadas, além do Android. Isso dará aos desenvolvedores uma ecossistema mais amplo e mais opções de segurança. 

No mesmo evento, a companhia também atualizou três de suas linhas de chip móvel para conexões de rede mais potentes e outras habilidades.

Todos os novos chips ganham um novo modem LTE que consegue atingir 300Mbps (bits por segundo) para downloads e 150Mbps para uploads onde redes suportam tais velocidades. Eles também ganham suporte para sistemas dual-câmera como o iPhone 7 Plus e o Huawei P9 que melhoram a qualidade da imagem.  A Qualcomm já conta com suporte para dual-camera em sua série Snapdragon 800.

Além disso, o novo Snapdragon 653 aumenta o desempenho quando comparado ao seu antecessor, o 652. Da mesma forma apresenta 8GB de RAM. O Snapdragon 626 e 427 ganham melhor performance que seus anteriores e acrescenta a tecnologia TruSignal, que melhora a recepção em áreas congestionadas.