YouTubers aumentam domínio como mais influentes entre jovens do Brasil

Da Redação
03 de outubro de 2016 - 18h18
Canais como Whindersson Nunes e Coisa de Nerd já aparecem entre os três mais influentes, segundo estudo encomendado pelo Google.

Alçados à condição de estrelas nos últimos anos, os YouTubers continuam dominando a lista das personalidades mais influentes entre os jovens do Brasil, de acordo com a segunda edição do estudo feito em parceria pela Provoker e pelo Meio & Mensagem a pedido do Google.

Assim como na pesquisa feita em 2015, os criadores de conteúdo do YouTube respondem por 10 das 20 personalidades com maior influência entre os adolescentes brasileiros de 14 a 17 anos, dividindo espaço com estrelas da TV como Juliana Paes, Caio Castro, Cléo Pires, Marina Ruy Barbosa e Lázaro Ramos.

Para se ter uma ideia, os YouTubers conseguiram duas das três primeiras posições do novo ranking feito pela pesquisa neste ano - no ano passado, a melhor colocação tinha sido um quinto lugar. Os YouTubers Whindersson Nunes (/whinderssonnunes) e Coisa de Nerd (/coisadenerd) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com os mais influenciadores, atrás apenas do apresentador global Luciano Huck.

youtubers2016.jpg

No geral, o ranking de 2016 traz um total de 11 novos nomes, sendo 6 YouTubers, incluindo Léo Stronda, Rayza Nicácio e Luba.

youtubers201602.jpg

Um bom exemplo dessa popularidade cada vez maior pode ser visto nos livros lançados pelos YouTubers, que normalmente entram nas listas dos mais vendidos, além de incursões recentes pela TV, como o caso de Christian Figueiredo, que teve um quadro no Fantástico, na TV Globo, e o filme “É Fada”, de Kéfera, que chega aos cinemas dos país nesta semana.

A pesquisa ouviu um total de 1 mil jovens com idades entre 14 e 17 anos, das classes A, B e C, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.