Saiba como evitar que WhatsApp e Facebook usem seus dados para publicidade

Da Redação
26/08/2016 - 12h58
Aplicativo de mensagens comprado pela rede social em 2014 anunciou nesta semana sua primeira atualização dos termos de serviço em quatro anos.

O WhatsApp atualizou nesta semana os seus termos de serviços e privacidade. Essa foi a primeira vez o aplicativo fez isso em quatro anos.

Um ponto que chamou a atenção de muita gente é que a atualização dos termos prevê que o WhatsApp vai começar a compartilhar dados dos seus usuários, incluindo número de telefone, com a sua empresa mãe, o Facebook.

As empresas apontam que as novas diretrizes ajudarão os usuários a encontrarem amigos em comum nas duas plataformas e o WhatsApp afirma que não vai compartilhar seu número telefônico com anunciantes, mas é claro que muita gente ficou com o pé atrás sobre um possível uso desses dados para direcionar anúncios publicitários de forma a incomodar os usuários.

Felizmente você pode mudar isso e evitar que o WhatsApp entregue esses dados ao Facebook.

São dois métodos que podem ser usados. O primeiro só pode ser feito antes de você realmente aceitar os novos termos de serviço do WhatsApp e é bastante simples. Em vez de clicar diretamente em “Concordo”, vá em “Leia Mais” e desmarque a opção “Compartilhar minhas Informações de Conta do WhatsApp com o Facebook...”.

Caso você já tenha clicado em “Concordo”, pode ficar tranquilo já que ainda tem um prazo de 30 dias para escolher o contrário. Vá até o menu de configurações do WhatsApp, escolha a opção Conta e lá desmarque a opção já citada no parágrafo acima – “Compartilhar minhas Informações de Conta”.

Atualização

O WhatsApp nos procurou para esclarecer a situação e dizer que, independentemente se o usuário desmarcar a opção citada acima, o aplicativo irá compartilhar os seus dados pessoais com o Facebook. O que realmente muda ao desmarcar essa opção é que as suas informações não serão usadas para te sugerir amigos nem para o envio de publicidade direcionada.

Confira a seguir o comunicado da empresa sobre o assunto. "“Estamos atualizando nossos termos de serviço e política de privacidade para todos, porém, os usuários que já utilizavam o WhatsApp poderão controlar se querem ter seus dados compartilhados com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook. Porém, independente de sua escolha, nós iremos compartilhar alguns dados com o Facebook – (por exemplo, o número de telefone que as pessoas utilizam para se registrar no WhatsApp juntamente com informações do tipo quando e como estas pessoas utilizam nossos serviços) para que possamos entender as formas de utilização do serviço, sistemas de segurança e combate a abusos e spam entre serviços. Estas ações nos permitem coordenar melhor e desenvolver melhorias em nosso aplicativo.”