Facebook abre design da super câmera que grava vídeos em 360º

Da Redação
26 de julho de 2016 - 18h53
Surround 360 conta com 17 câmeras que capturam imagens simultâneas em todas as direções. Aparelho custa cerca de US$ 30 mil

Nessa terça-feira (26), o Facebook seguiu com a sua promessa feita durante a conferência F8 de abrir o design de sua super câmera que grava vídeos em 360 graus. 

Batizado de Surround 360, o aparelho conta com 17 câmeras independentes que capturam imagens simultâneas em todas as direções. 

A companhia disponibilizou uma pasta com instruções de montagem da câmera no repositório GitHub, além do código do software que junta as imagens de todas as câmeras para compor o resultado em 360 graus.  

Porém, vale ressaltar, que apesar de tornar o design e código abertos, a Surround 360 não é uma máquina acessível já que para montá-la você terá de investir cerca de US$ 30 mil em peças. 

Dessa forma, o Facebook tem como foco produtores de conteúdo profissionais, ao mesmo tempo que estimula a produção de vídeos em 360 graus para compartilhar em sua plataforma. 

Além disso, a solução vai de encontro com uma das apostas da companhia: a realidade virtual, lembrando que o Facebook é dono da Oculus, empresa que fabrica o Oculus Rift.