Novo app do Google reúne todo o seu histórico: saiba como se proteger

Da Redação
08 de julho de 2016 - 12h19
Liberada há alguns dias, página Minha Atividade traz todas as suas buscas, apps usados no Android e vídeos visualizado no YouTube, entre outros dados.

O Google liberou na última semana uma nova página chamada Minha Atividade (My Activity) que só pode ser vista pelo usuário dono daquela conta e reúne basicamente tudo que o Google sabe sobre você. E isso inclui o seu histórico de buscas, os vídeos a que assistiu no YouTube, os aplicativos usados no seu smartphone Android (caso tenha um, obviamente), entre muitas outras coisas.

Mas antes de você entrar em pânico, é bom saber que é possível apagar todas essas informações - ou apenas uma parte delas, o que você preferir. Para isso, acesse a página Minha Atividade, clique no ícone com três listras horizontais (no canto superior esquerdo), depois vá em Excluir Atividade Por e escolha uma das opções de datas: Hoje, Ontem, Últimos Sete Dias, Últimos 30 dias, Todo o Período e Personalizado.

googlecontroledados.jpg

Além disso, também é possível controlar quais informações o Google coleta sobre você. Para isso, basta clicar no mesmo ícone no canto superior esquerdo da tela, escolher a opção Controles de Atividade e habilitar ou desabilitar a “chave” nos conteúdos mostrados, como Atividade da web e do app, Histórico de Localização, Informações do dispositivo, Atividades de voz e áudio, Histórico de Pesquisas no YouTube e Histórico de Exibição no YouTube.

Segundo o Google, esses dados ajudam a empresa a deixar os seus serviços mais úteis para os usuários, incluindo melhores rotas no Maps e resultados mais rápidos de buscas na Pesquisa ou até recomendações mais interessantes de vídeos no YouTube.