Facebook anuncia mais botões sociais e extensões para o Chrome

Da Redação
28/06/2016 - 16h56
Os usuários do navegador da Google agora podem compartilhar e salvar o conteúdo da web com apenas um clique

O Facebook acaba de disponibilizar mais recursos para que seus usuários possam compartilhar e salvar conteúdos. Isso inclui duas novas extensões para o Chrome e a atualização dos botões do Plugin Social, com objetivo de tornar ainda mais fácil o engajamento dos visitantes de sites por meio da rede social.

Segundo a rede social, hoje mais de 300 milhões de pessoas usam a ferramenta "Salvar no Facebook" todos os meses, desde que o recurso foi lançado na conferência F8 deste ano para oferecer às pessoas a habilidade de também salvarem coisas que elas descobrem navegando na web, e de receberem notificações as lembrando para visitar suas listas de coisas salvas. E esse número deve aumentar a partir dos lançamentos de hoje.

 As extensões para o Chrome oferecem uma outra maneira fácil para as pessoas salvarem e compartilharem artigos, vídeos, produtos e outros itens interessantes enquanto navegam na internet.  

1 - Salve no Facebook: permite que as pessoas salvem para ver depois, a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo, em um marcador privado e dedicado no Facebook. 

 2 - Compartilhe no Facebook: ajuda as pessoas a compartilhar conteúdos no Facebook em Grupos e no Messenger, enquanto elas estiverem navegando fora do Facebook.

Na opinião de analistas, as extensões para o Chrome são ataques diretos no Pinterest, que está tentando conseguir mais pessoas para compartilhar e salvar o conteúdo por meio de sua interface. 

Plugins Sociais
Também de acordo com o Facebook, os Plugins Sociais são uma das maneiras mais fáceis de integrar a rede social com o conteúdo disponível nos sites Web. O botão "Curtir" é um dos produtos mais icônicos da rede social, com mais 10 de bilhões de visualizações por dia. 

A partir de hoje, em vez de utilizar o logo ‘f’ do Facebook, o botão "curtir"passa mostrar o sinal de positivo. Em teste prévios feitos pela rede social, essa mudança, aparentemente cosmética, resultou em um aumento de 6% nas curtidas.

O Facebook também modernizou todos os outros botões sociais usados na web (Compartilhar, Enviar, Seguir, Recomendar e Salvar). Os novos ícones já estão disponíveis, com as seguintes melhorias:

1 - Compatibilidade com o mobile: O botão Curtir original foi desenhado quando a tendência do mobile estava muito no começo. Mais de 30% das impressões expressadas pelo Curtir vêm de dispositivos móveis. Agora, ele ganha novos tamanhos para que você possa escolher o melhor para o seu site, no desktop e no mobile.

2 - Design mais limpo:  O que inclui mais consistência na cor, botões planos e contadores de curtidas e compartilhamentos sem o botão, para um visual mais limpo e refinado.

facebookicones

Integração com o Instant Articles
Além do redesenho, nas próximas semanas, os editores do Instant Articles poderão adicionar botões de Curtir, Comentar e Compartilhar ao fim de seus artigos, e as interações com esses botões serão incluídas na contagem de Curtidas e Compartilhamentos da página. 

Se você possui o Plugin de Comentários instalado em seu site, os comentários em um artigo da web serão sincronizados com os comentários no artigo equivalente publicado via Instant Articles.

 Se você ativar o espelhamento de comentários no Plugin de Comentários, os comentários do artigo no Feed de Notícias também serão sincronizados com os do artigo na web e no Instant Articles, criando uma conversa unificada entre todos os artigos.

Como usar
Para adicionar esses novos botões do Social Plugin é necessário conferir a documentação para desenvolvedores. Qualquer site que já tenha integrado os botões Curtir, Compartilhar, Enviar, Seguir, Recomendar ou Salvar, não precisa realizar nenhuma ação. Eles serão atualizados automaticamente, sem modificação no tamanho. A atualização automática será realizada gradativamente e os desenvolvedores começarão a ver essas mudanças nas próximas semanas.