Publicidade digital deve movimentar R$10,4 bilhões em 2016 no Brasil

Luiz Mazetto
08 de março de 2016 - 16h18
Mercado fechou 2015 com um total de R$9,3 bilhões, com search classificados respondendo pela maior parte dos investimentos. Ano deve ter 12% de aumento.

O mercado de publicidade digital brasileiro fechou 2015 com um total de 9,3 bilhões de reais em investimentos, segundo levantamento da IAB Brasil divulgado nesta terça-feira, 8/3, durante evento para a imprensa em São Paulo.

De acordo com a mais nova edição da pesquisa Digital AdSpending, feita pela comScore e liderada pela IAB Brasil, esse número representou um crescimento de cerca de 12% em relação a 2014, quando o mercado movimentou 8,3 bilhões de reais. 

O segmento de search e classificados foi responsável pelo maior volume de verbas publicitárias em 2015, com 5,169 bilhões de reais, seguido por display e redes sociais, com 3,148 bilhões de reais, e video, com 1,038 bilhão de reais – ao contrário do levantamento de 2014, neste ano não foi feita a divisão incluindo o segment mobile.

Para 2016, a expectativa de IAB e comScore é que o mercado de publicidade digital cresça os mesmos 12%, alcançando um total de 10,4 bilhões de reais.

Fatia maior 

Apesar de não possuir dados sobre o mercado geral para comparação com outros meios publicitários, o IAB Brasil vê o segmento digital em alta. “A percepção é que a fatia está crescendo sim, até pelo contato mais próximo que temos com as empresas”, explica o presidente do IAB Brasil, Andre Izay.