YouTube agora permite desfocar qualquer parte de um vídeo

Da Redação
25/02/2016 - 15h09
Nova ferramenta visa garantir a privacidade e já está disponível para usuários da plataforma no desktop

Em 2012, o YouTube havia lançado uma ferramenta para “desfocar” o rosto de pessoas em vídeos, na tentativa de torná-las anônimas – algo que ajuda os produtores a evitarem processos por uso indevido de imagem, por exemplo.

Agora, com uma atualização da ferramenta, criadores de conteúdo poderão borrar qualquer parte do vídeo, como placas, números de telefones, imagens que possam ser perturbadoras e por aí vai.

Os chamados Efeitos de desfocamento deixam fazer exatamente isso que o nome sugere. Com o novo recurso, encontrado dentro da opção Melhorias, você pode desfocar qualquer objeto no seu vídeo. Até mesmo os que estão em movimento.

Escolha o vídeo que você quer editar e selecione a opção Desfocamento personalizado dentro da aba Efeitos de desfocamento da ferramenta de Melhorias. Aí é só desenhar um quadrado em torno do que você quer desfocar. A ferramenta irá desfocar aquele objeto sempre que ele se mover no vídeo, usando uma tecnologia inovadora que consegue analisar movimento em vídeo na hora que ele acontece.

A qualquer momento, você pode ajustar e redimensionar a área desfocada, além de definir  em que momento o “borrado” começa e quando ele deve terminar.

Existe também a opção bloquear para desfocar algo que não se mexe. Quando terminar de fazer suas edições, você pode salvar as mudanças como parte do mesmo vídeo ou salvar uma nova cópia, que também dá a opção de deletar o vídeo original.   

"Sabemos que existem inúmeros casos em que essa ferramenta pode ser usada, mas nós a desenvolvemos tendo em mente o anonimato visual. Nós queríamos dar aos usuários uma maneira simples de desfocar elementos como pessoas, informações de contato e dados financeiros sem precisar remover ou subir novamente um vídeo", explica o comunicado que anuncia o novo recurso.

Segundo o Youtube, o suporte para dispositivos móveis deve ser lançado em breve.