Gmail agora avisa usuário se e-mail recebido é criptografado (ou não)

PC World / EUA
10 de fevereiro de 2016 - 11h58
Google também lançou recurso que informa se não conseguiu autenticar identidade de determinado contato. Novidades também valem para o Google for Work.

O Google tem alguns novos recursos de segurança que vão alertar os usuários em casos quando eles devem ter cuidado sobre revelar informações sensíveis por e-mail.

Os usuários verão um pequeno ícone vermelho de um cadeado destrancado no canto superior direito de uma mensagem para os informar que o contato para quem eles estão escrevendo (e recebendo mensagem) não suporta criptografia TLS que protegeria essas informações de olhos espiões durante o trânsito na web.

Provavelmente a grande maioria dos e-mails que os usuários veem não trarão esse alerta, uma vez que os principais provedores de e-mail, como Microsoft e Yahoo, já possuem suporte para a criptografia TLS.

Mas a iniciativa do Google pode colocar pressão em outros provedores de e-mails – especialmente as empresas que rodam os seus próprios servidores de e-mail – a configurarem criptografia para limpar esse alerta.

Identidade

Além disso, o Google também vai mostrar um ponto de interrogação no lugar da foto de perfil para os e-mails enviados por pessoas cujas identidades o Google não conseguir autenticar. O recurso é feito para ajudar as pessoas a evitarem e-mails de phishing que dizem ser de um domínio como o bankofamerica.com, mas não podem ser verificados.

O Google destaca ainda que nem todos os e-mails que gerarem esses alertas serão realmente perigosos ou não confiáveis, mas os novos recursos são feitos para lembrar os usuários a tomarem cuidado com as informações que enviam por e-mail.

 

Os novos alertas foram disponibilizados nesta terça-feira, 9/2, para os usuários do Gmail, enquanto que os clientes do Google for Work terão acesso às novidades nas próximas semanas.