Atualizações do Firefox agora vão demorar até oito semanas, diz Mozilla

PC World / EUA
08 de fevereiro de 2016 - 17h00
Até então, empresa adotava um padrão mais rígido com updates a cada seis semanas. Intervalo agora vai ficar entre seis e oito semanas, no estilo Chrome.

A Mozilla anunciou nesta semana que está mudando o ritmo mais rígido de lançamentos do Firefox a cada seis semanas para um cronograma mais flexível que lembra o que o Google vem usando para o Chrome desde 2008.

Em um post no seu blog oficial, a Mozilla diz que em 2016 vai usar um intervalo de lançamento variável entre seis e oito semanas para os updates do Firefox.

O Chrome usa um cronograma flexível desde o seu lançamento em setembro de 2008, liberando uma nova edição a aproximadamente cada seis a oito semanas. Mas, ao contrário da Mozilla, o Google nunca revelou datas de entrega antes dos lançamentos aparecerem.

“Há quatro anos a Mozilla mudou para um modelo de cronograma fixo de lançamentos, também conhecido como Train Model, pelo qual nós lançamos o Firefox a cada seis semanas para levar recursos e updates mais rapidamente aos usuários e seguir o ritmo da Internet”, afirmou a Mozilla. “Estudamos o processo com muito cuidado e aprendemos muito. Também identificamos áreas adicionais para melhorias e é hora de mudar novamente.” 

O Firefox mudou para um ritmo mais rápido de lançamentos em 2011 e já discutiu mudanças nesses intervalos antes – em setembro daquele ano, a empresa chegou a considerar um cronograma de updates a cada cinco semanas.