Facebook agora vai colocar os posts que você quer ver no topo do Feed

Redação, com IDG News Services
02/02/2016 - 11h05
Rede social anunciou que seu algoritmo colocará no topo do feed de notícias posts que usuários tem maior tendência a curtir e compartilhar

O Facebook sabe tudo sobre você, desde quem são seus amigos e familiares ao que você gosta, onde esteve e até mesmo os posts que você rascunhou e por alguma razão resolveu não publicar. Combine todas essas informações com o poder do botão “like”, que sinaliza ao Facebook que o post deve ser compartilhado de forma mais ampla, e a rede deveria saber exatamente o que mostrar no seu Feed de notícias todos os dias, certo? Certo, mas isso não acontece nem de perto. 

O algoritmo do Feed de Notícias do Facebook pode ser bem irritante. Ele não consegue mostrar os posts dos seus melhores amigos, na maioria das vezes, o que obviamente você gostaria de ver, mas te mostra uma foto de alguém que mal conhece.

Mas isso está prestes a mudar. O Facebook sabe que não conta com um feed perfeito, então está fazendo alguns ajustes que levarão mais do que apenas likes, comentários e compartilhamentos dentro da sua conta quando mostrar posts no seu feed de notícias. 

A rede agora usará informações sobre os posts que você normalmente gosta, comenta e compartilha ou clica e combinará isso com as histórias que acredita que você quer que esteja no topo de seu feed para determinar o que você vê primeiro quando abre o seu Facebook todos os dias ou, bem, a cada hora.

As mudanças são baseadas em parte nos resultados do painel de qualidade do feed do Facebook, um grupo de amostragem com mais de mil usuários da rede social que diz ao Facebook o que eles querem ver e avaliam a experiência na rede diariamente.

Talvez você tenha visto algumas dessas perguntas típicas de uma pesquisa no topo do seu feed. E bem, aparentemente, o Facebook está ouvindo tal feedback.

“Nós ranquearemos como prioridade os posts no feed que achamos que as pessoas possam curtir ou compartilhar e que as pessoas possam querer ver no topo de seu feed de notícias”, escreveram Cheng Zhang e Si Chen, engenheiros de software, no próprio blog do Facebook.