Skype agora protege endereço de IP de usuários contra ataques de trolls

PC World / EUA
22 de janeiro de 2016 - 14h16
Até então, endereços de IP dos usuários não ficavam escondidos, o que significava que hackers podiam facilmente obter seu endereço de IP e atacar seu PC.

O Skype adicionou nesta semana um novo recurso padrão de segurança focado em principalmente proteger gamers de possíveis rivais que passe dos limites. O serviço da Microsoft anunciou recentemente que vai começar a esconder em breve os endereços de IP dos usuários por padrão na mais nova atualização do aplicativo.

Até então, os endereços de IP dos usuários não ficavam escondidos, o que significava que hackers que soubessem o que procurar poderiam facilmente obter seu endereço de IP e, assim, atacar seu computador. 

Por que isso importa

Games on-line são um assunto sério. Ao ponto que pessoas que perdem “batalhas ou partidas na web” algumas vezes podem sair em busca de vingança.

Uma maneira fácil de fazer isso é distribuir um ataque de negação de serviço (DDoS) para derrubar o rival vitorioso da Internet. Antes disso, no entanto, é preciso ter o endereço de IP do alvo.

E fazer isso era realmente fácil se você soubesse o Skype name da pessoa em questão. Não era preciso nem mesmo ser um programador ou algo do tipo, já que muitos sites chamados “resolvers” prometiam revelar o endereço de IP do usuário Skype.

Problema antigo

 

O problema da descoberta de endereços de IP via Skype já é conhecido há vários anos. Pesquisadores descobriram vulnerabilidade que permitiam aos hackers obter o endereço de alguém via Skype desde 2010. Mas não foi até 2012 que os relatos sobre obter o endereço de IP de uma pessoa via Skype conseguiram chamar a atenção pública.