YouTubers dominam lista dos mais influentes entre os jovens do Brasil

Luiz Mazetto
11/01/2016 - 17h32
Produtores de vídeo do YouTube respondem por metade das 20 personalidades mais influentes entre jovens de 14 a 17 anos, segundo pesquisa encomendada pelo Google.

Cada vez mais com status de novas celebridades no Brasil, os chamados “YouTubers” dominam uma pesquisa recente publicada pelo Meio & Mensagem que aponta as personalidades de vídeos mais admiradas pelos jovens brasileiros.

Responsáveis por metade dos 20 nomes mais influentes entre os jovens de 14 a 17 anos no Brasil, os produtores de vídeos no YouTube conseguiram superar até mesmo nomes conhecidos da TV, como Cauã Reymond e Grazi Massafera, que ficaram fora das 10 primeiras colocações.

Os YouTubers também respondem por 5 dos 10 nomes do vídeo mais influentes entre os adolescentes do país, com o canal Coisa de Nerd registrando a melhor posição no segmento, quinto lugar, atrás dos comediantes Tatá Wernerck, Danilo Gentilli e Paulo Gustavo e do ator Caio Castro, da TV Globo. 

Em seguida, na sexta colocação, aparece Kéfera Buchman, do canal 5inco Minutos e dona de um dos canais mais conhecidos no site de vídeos do Google. Completam o top 10 outros três nomes conhecidos do YouTube, incluindo Felipe Neto, além da global Bruna Marquezine.

meiomensagemyoutuber.jpg

(Imagem: Meio & Mensagem)

“A pesquisa aponta a força dessas novas celebridades. Eventualmente, elas ainda não têm um alcance tão forte quanto as da TV, mas geram um engajamento muito intenso”, afirma a diretora de marketing B2B do Google no Brasil, Susana Ayarza, em entrevista ao Meio & Mensagem.

meiomensagemyoutuber01.jpg

(Imagem: Meio & Mensagem)

Fora da Internet

Não por acaso, muitos desses YouTubers mais conhecidos também tem se aventurado fora da Internet. O mercado da literatura é o mais recente filão a ser "invadido" por esses criadores de conteúdo, em sua maioria também jovens, que conseguiram no último ano alguns ótimos resultados com as vendas dos seus livros.

Pesquisa

Realizada pela Provokers a pedido do Google e do Meio & Mensagem, a pesquisa procurou por jovens conectados e que possuem o hábito de assistir TV. Depois, pediu que eles indicassem de forma espontânea os nomes de 5 personalidades da TV, cinema e vídeo online que mais admiram.

Os entrevistados são todos das classes A, B e C (pelo poder de consumo”, segundo a pesquisa) e vivem na capital e no interior do estado de São Paulo, além das cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador.