Nova York vai espalhar 7.500 pontos de Wi-Fi gratuito pela cidade

Da Redação
05 de janeiro de 2016 - 14h28
Iniciativa anunciada há cerca de um ano começa a sair do papel ainda neste mês. Até julho, projeto vai substituir 500 orelhões por hot spots.

Como anunciado no ano passado, Nova York vai espalhar Wi-Fi gratuito por toda a cidade. Para isso, o projeto chamado LinkNYC vai substituir os telefones públicos da Big Apple por pontos de acesso.

No total, serão 7.500 telefones públicos substituídos por pontos de Wi-Fi. A expectativa é que sejam instalados 500 hot spots até julho de 2016, de acordo com a CityBridge, responsável pelo projeto formada por três empresas de tecnologia: Qualcomm, CIVIQ e Intersection.

As unidades de acesso possuem em torno de 2,9 metros de altura e contam com uma tela eletrônica em cada lado para exibir publicidade. Os aparelhos também contarão com um tablet Android que poderá ser usado para fazer chamadas telefônicas gratuitas e navegar na web.

A velocidade prometida também chama a atenção: 1.000 MB/segundo, bem mais do que o fornecido normalmente por operadoras móveis, o que poderia causar uma mudança de comportamento entre os usuários quando a base toda estiver instalada.

A CityBridge destaca ainda que o investimento do projeto supera os 200 milhões de dólares.