Zuckerberg vai criar seu próprio sistema residencial inteligente com IA

PC World / EUA
04/01/2016 - 10h21
CEO do Facebook cita sistema ficcional J.A.R.V.I.S., de Homem de Ferro, como inspiração para ambiciosa resolução de 2016.

Parece que o “bichinho” da casa inteligente mordeu o criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Em um post publicado neste domingo, 3/1, o executivo bilionário anunciou sua intenção de criar um sistema de casa conectada parecido com o sistema J.A.R.V.I.S., de Tony Stark, da franquia de HQs e filmes “Homem de Ferro”.

Zuckerberg disse que o desenvolvimento vai começar com o básico que a maioria dos sistemas pré-fabricados oferecem atualmente: controles de iluminação, um termostato programável, e streaming de música sob demanda.

Apesar de ter poucas chances de ser tão poderoso quanto o sistema ficcional de Tony Stark, Zuckerberg diz que sua criação eventualmente será controlada por comandoz de voz, que vai aprender a reconhecer as visitas na porta e que vai monitorar o quarto da sua filha recém-nascida e alertar ele e sua esposa sempre que acontecer um problema.

No futuro, o CEO do Facebook espera que seu sistema de IA ajude-o em seu trabalho, visualizando dados em realidade virtual. “No Facebook, passamos muito tempo trabalhando com os engenheiros para criar coisas novas. Alguns dos projetos mais recompensadores envolvem ir fundo nos detalhes de projetos técnicos”, afirmou. “Mas é um tipo diferente de recompensa construir algo por conta própria, por isso meu desafio pessoal para 2016 é esse.”

O desafio não é o primeiro que Zuckerberg anuncia no Ano Novo, mas é de longe o mais ambicioso. Anteriormente, ele escolheu ler dois livros por mês, aprender mandarim e conhecer uma pessoa nova por dia.

Ainda não está claro se esse novo desafio é apenas um objetivo pessoal de Zuckerberg ou também um caminho futuro em potencial para o crescimento do Facebook.