Nasa divulga nova foto do "nascer da Terra" vista da Lua

Da Redação
18 de dezembro de 2015 - 15h34
Imagem foi feita pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e lembra a primeira do tipo tirada por astronautas durante a Missão Apollo

A Nasa divulgou nessa sexta-feira (18) uma imagem da Terra, vista sob a perspectiva da Lua. A imagem é uma nova versão da famosa “Earthrise” ou "Nascer da Terra", tirada por astronautas durante a Missão Apollo.

Dessa vez, quem “assina” a foto é a sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter, que desde 2009 estuda nossa satélite natural. Desde então, a sonda reuniu dados preciosos que contribuíram para o conhecimento que temos sobre a Lua.

Segundo a Nasa, a LRO "vê" 12 nasceres de Terra todos os dias. Porém, a sonda quase sempre está ocupada coletando imagens da superfície da Lua e raramente conta com uma oportunidade para capturar sua vista da Terra.

Ocasionalmente, a LRO aponta para o espaço para adquirir observações da atmosfera lunar extremamente fina e realizar medições de calibragem do instrumento. Durante estes movimentos às vezes da Terra (e outros planetas) passam através do campo da câmera e imagens dramáticas, como a tirada, chegam até nosso conhecimento.

"Essa imagem é simplesmente deslumbrante", diz Noah Petro, vice-cientista do projeto para a LRO no Goddard Space Flight Center da Nasa.
 
Vale lembrar que como a missão da LRO está programada para se encerrar em 2017, talvez essa seja uma das últimas imagens da Terra a partir dessa perspectiva até a Nasa enviar uma nova tripulação em meados de 2020.