Google transforma smartphones em lightsabers para celebrar Star Wars

Da Redação
15/12/2015 - 18h49
Às vésperas da estréia de Star Wars O Despertar da Força, empresa lança o “Lightsaber Escape”, game que associa os recursos do Chrome no desktop com smartphones

A Google anunciou hoje (15/12), um novo experimento Chrome batizado de “Lightsaber Escape”, em parceria com Disney, LucasFilm e Industrial Light & Magic. O jogo, ou o que a empresa chama de "Star Wars interactive web experience”, começa a partir de um site construído para simular o interior de um Star Destroyer, no qual o visitante deverá usar seu smartphone para controlar um lightsaber para escapar da Primeira Ordem. O game, é claro, pega carona na estreia novo filme, Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars: The Force Awakens), marcada para 17/12 no Brasil.

O funcionamento é simples: ao entrar no site Lightsaber Escape (https://lightsaber.withgoogle.com/) o usuário é informado que precisa digitar uma url móvel no browser do seu smartphone. Ao digitar a url no smartphone o dispositivo passa a exibir uma série de passos para que o visitante possa configurar seu smartphone para interagir com o site do desktop.

Uma vez configurado, o que você vai ver na tela do seu desktop é a luz de um lightsaber sendo empunhado por uma pessoa (no caso, você) e o comando do lightsaber é dado segurando seu smartphone com as duas mãos, como se fosse o cabo do sabre de luz e movimentando-o na tela para defender-se dos disparos dos inimigos. Experiência muito divertida e imperdível, e funciona com smartphone Android ou iOS (testamos com um iPhone 5S).

O game é considerado um Chrome Experiment porque só funciona quando a url do desktop é ativada em um browser Chrome. A ideia dos Chrome Experiments foi lançada pela Google em 2009 e atualmente há mais de 1 mil experimentos criados por programadores que, instigados pela Google, testaram os limites do HTML5 e JavaScript para mostrar o que pode ser criado na web.

Mais Star Wars

Esse não é o único projeto da Google em torno do novo filme da saga Star Wars. Desde o final de novembro, os usuários podem adicionar temas de Star Wars a diferentes apps da Google e também escolhe se ficam do Light Side (os mocinhos) ou Dark Side (os malvados). Para isso basta visitar o site Google.com/StarWars a partir do seu browser (no Chrome funciona melhor, claro) escolher seu lado, inscrever-se com sua conta Google (contas corporativas, educacionais e governamentais não podem usar o recurso) e baixar os temas.

Há também uma extensão do Chrome chamada Awaken the Force Within que mostra diferentes imagens de Star Wars quando você abre uma nova aba do browser. Há mais de uma dezena de mimos, incluindo agregados para Android Wear, Chromecast, Google Translate e Waze.