Gmail finalmente adiciona recurso para bloquear e-mails indesejados

Mark Hachman, PCWorld/EUA
22/09/2015 - 18h55
A partir de hoje, usuários conseguirão bloquear e-mails de remetentes específicos e colocá-los automaticamente na pasta de spam. Veja como

Nesta terça-feira (22), o Google informou que usuários do Gmail agora contarão com recurso para “bloquear” e-mails específicos. 

Bloquear um e-mail permitirá, na verdade, que aquele endereço de e-mail não desejado seja direcionado para uma pasta de spam - onde ele tecnicamente irá viver. Você também pode deixar de assinar um remetente, ao optar pelo recurso "Unsubscribe" nas opções do Gmail.

Tecnicamente, nem o Gmail ou Yahoo Mail ofereciam a opção de bloqueio, na qual um e-mail simplesmente não era recebido porque você não o queria. 

Por que isso importa

Se você vê uma aranha e você a perde, e ela então se esconde debaixo de sua cama – bem, isso pode perturbar algumas pessoas.  A sensação pode ser parecida em relação a um e-mail do seu ex-namorado ou ex-namorada: algumas pessoas não querem nem mesmo visualizar um e-mail ou o seu assunto na caixa de entrada. Bloquear esse e-mail é uma solução; ou erradicá-lo totalmente via um filtro 'delete'. Mas ok, como você fará isso então? Siga abaixo o nosso passo a passo.

O Gmail permite aos usuários configurar um filtro automático para tirar bloquear e-mails de remetentes específicos e aplicar várias regras a ele, inclusive excluí-lo. Aqui está como fazê-lo:

gmail-filtering-625

Uma janela abrirá na tela, já preenchida com os endereços de e-mail dos remetentes que você destacou. Note que você também pode adicionar palavras específicas nos campos ‘linha de assunto’, se você quiser afinar ainda mais o filtro.

Onde isso fica confuso – e talvez seja essa a possível razão para o novo comando de bloqueio – é que clicar em 'Criar filtro' com esta pesquisa não realmente criará  um filtro.

Em vez  disso, leva você a uma segunda página, onde você tem um número de opções para aplicar à mensagem. Mas a única que você deseja, no caso, é Apagar ou Deletar. 

Se você está desesperado para não ler nunca mais as notícias de um endereço de e-mail particular, a opção de "Bloquear"  no cabeçalho do e-mail é a solução. 

Segundo o Google, a função de bloqueio será acrescentada ao aplicativo para Android na próxima semana.