Google lança central de controle de privacidade para usuários

PC World / EUA
02 de junho de 2015 - 17h24
Gigante de buscas revelou nesta semana um hub que centraliza controles de segurança para os seus principais serviços, como buscas, Mapas, YouTube e Gmail.

O Google lançou um hub centralizado que permite aos usuários gerenciarem seus controles de segurança e privacidade de todos os seus serviços, e apresentou um site com informações sobre esses tópicos.

O hub, chamado My Account (Minha Conta), não é o primeiro esforço do Google para centralizar configurações. Em 2009, a empresa introduziu um painel para permitir aos usuários controlarem as configurações na maioria dos serviços em apenas uma página.

Em My Account, os usuários podem controlar configurações para Busca, Mapas, YouTube, Gmail e outros produtos, em apenas um lugar, anunciou o Google.

A seção fornece um guia passo-a-passo para gerenciar as configurações mais importantes de privacidade e segurança do Google. O painel central do My Account também pode ser usado para habilitar e desabilitar publicidade direcionada, rastreamento de localização e histórico de atividades, que o Google usa para fornecer resultados de buscas mais relevantes.

Os usuários também podem controlar o acesso aos aplicativos e sites em que se “logaram” usando suas credenciais Google.

Além disso, o Google lançou um site que cobre perguntas frequentes de segurança e privacidade para explicar quais dados coleta e como utiliza-os. 

O Google diz que está fazendo essas mudanças para dar mais controle aos usuários sobre suas configurações, mas as novidades provavelmente são uma resposta direta às demandas das Autoridades de Proteção de Dados da Europa (DPA).