Startup brasileira cria plataforma para reduzir risco na escolha de imóveis

Da Redação
12/05/2015 - 11h28
Plataforma colaborativa “Já Morei” utiliza avaliação de ex-moradores para ajudar próximos inquilinos ou compradores.

Uma startup brasileira tem apostado em um guia de imóveis online onde ex-moradores relatam suas experiências para que potenciais proprietários ou inquilinos tenham melhores condições de escolher o lugar ideal para morarem.

Desenvolvido por um grupo de amigos, o portal JáMorei tem como objetivo fornecer informações que possam tornar a locação ou a aquisição de um imóvel  em um negócio mais transparente, além de gerar economia.

A ideia para o portal surgiu a partir da experiência de seus fundadores. Depois de atravessar noites em claro, situação provocada por um vizinho barulhento, o designer Renato Bonadio resolveu criar uma ferramenta que ajudasse outras pessoas a evitar dores-de-cabeça semelhantes. 

“Só quem morou sabe o que é realmente bom ou ruim num imóvel.”, afirma Bonadio.

De um lado, boas avaliações tendem a valorizar imóveis. De outro, as críticas incentivam os proprietários a resolverem as pendências, acreditam os idealizadores do JáMorei. A exposição de problemas relacionados à vizinhança, por exemplo, pode unir moradores para sua resolução. 

Para realizar pesquisas, basta acessar o JáMorei. Para contribuir com avaliação de imóveis, é preciso logar no sistema via Facebook ou Google e preencher o formulário. Todos os serviços são gratuitos.