Google cria design de ficção científica para nova sede na Califórnia

Por Sharon Gaudin - Computerworld (USA)
27/02/2015 - 18h05
A empresa divulgou seus planos hoje. Será a primeira vez que a Google vai construir seus próprios prédios ao invés de comprar prontos

A Google divulgou nesta sexta-feira (27/02) os planos do que deverão ser os futuros prédios da sede da companhia em Mountain View, Califórnia. A empresa planeja reformular quatro dos seus escritórios no Vale do Silício mas, ao invés de comprar prédios prontos, promete construir ela mesma os edifícios. Será a primeira vez que ela vai investir nesse tipo de empreitada.

A empresa entregou as plantas e os projetos dos prédios para a prefeitura de Mountain View. Os planos valem um filme de ficção científica: eles envolvem a construção de estruturas leves e modulares que podem ser movidas pelo terreno se necessário.

"A ideia é simples", escreveu David Radcliffe, vice-presidente de assuntos imobiliários da Google, num post no blog oficial da companhia. "Ao invés de construir prédios imóveis de concreto, vamos criar estruturas leves de blocos que possam ser movidas facilmente na medida em que investimos em novas áreas de produtos. Nosso time do carro autônomo, por exemplo, tem necessidades muito diferentes no que diz respeito ao espaço do escritório do que o time de engenheiros de busca."

 

As estruturas de ficção científica da Google estão sendo projetadas para ser cobertas por grandes telas translúcidas que permitem controlar o clima interno mas deixando passar luz e ar. Desenhos tridimensionais dos planos podem ser vistos na página da companhia no Google+.

"Com árvores, paisagismo, cafés e ciclovias passando no meio dessas estruturas, nós queremos mesclar nossos prédios com a natureza", escreveu Radcliffe. "E estamos comprometidos com tudo o que tem a ver com economia de energia", garante Radcliffe.

"É claro que esse projeto é muito mais do que um simples espaço novo de escritórios. Ele tem a ver também com fazer mais pela comunidade local", escreveu Radcliffe. "Por isso estamos agregando ciclovias e espaços para novos pontos de comércio, como restaurantes, para os comerciantes locais. Também esperamos trazer vida nova para um ambiente único, ampliando os habitats das criaturas da região".

A Google está instalada em Mountain View desde 1999 e seu campus é conhecido por ser cheio de novidades para os funcionários, desde pontos de recarga para carros elétricos a vários restaurantes com culinária de chef, áreas para cochilo e um jardim de meditação.