YouTube abre estúdio gratuito para produção de vídeos em São Paulo

Da Redação
27/10/2014 - 15h34
Montado em parceria com o Instituto Criar, espaço também vai oferecer cursos e treinamentos em audiovisual. Iniciativa começou em 2012.

O YouTube anunciou nesta segunda-feira, 27/10, o lançamento de um espaço especial em São Paulo para a criação de vídeos para a plataforma. O anúncio oficial aconteceu por meio do blog do Google, que é dono do YouTube desde 2006.

Chamado de YouTube Space, o local voltado para apoiar a comunidade de criadores de clipes para a plataforma segue um modelo adotado desde 2012 pela empresa em outras quatro cidades: Los Angeles, Nova York, Londres e Tóquio. 

Como o Brasil é o segundo país no mundo em número de acessos no YouTube, nada mais lógico que essa iniciativa também desembarcasse por aqui.

Parceria com ONG

Por aqui, o espaço do YouTube vai atuar em parceria com o Instituto Criar, que é dono do espaço físico em que o Space está instalado na capital paulista. Fundado em 2003 por Luciano Huck, a organização sem fins lucrativos tem foco em formar jovens de baixa renda em áreas técnicas da produção para TV e cinema.

Pelo acordo, os alunos da ONG, assim como criadores do YouTube no país, poderão utilizar gratuitamente os recursos disponibilizados no local, incluindo equipamentos modernos para produção e edição de conteúdo. Além disso, o YouTube Space de SP oferecerá treinamentos e cursos específicos para a área de produção audiovisual.

Como vai funcionar

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, inicialmente o espaço será aberto apenas para convidados - o lançamento para o público geral deve acontecer no fim de novembro. A reserva dos equipamentos que o criador vai querer usar será feita pela web, ao acessar o site com as suas credenciais.

Números 

No total, os YouTube Spaces espalhados pelo mundo já receberam mais de 30 mil pessoas, que participaram de aproximadamente 450 workshops e produziram nada menos que 6 mil vídeos.