Novo Wi-Fi da Samsung é cinco vezes mais rápido do que redes atuais

PC World / EUA
14/10/2014 - 09h00
Em comunicado, empresa sul-coreana afirma ter superado principais barreiras para a adoção da frequência 60GHz, que pode oferecer até 4.6Gbps por aparelho.

Aqueles roteadores 802.11ac super rápidos podem não ser os reis das redes sem fio por muito tempo. A Samsung anunciou nesta semana que está desenvolvendo uma nova tecnologia Wi-Fi 802.11ad que pode dar um “turbo” de até cinco vezes nas velocidades de rede em comparação com o máximo atual de 866Mbps por aparelho, que chegaria a incríveis 4.6Gbps. Nesta taxa, afirma a Samsung, um filme de 1GB poderia ser transferido de um aparelho para outro em menos de 3 segundos.

O ingrediente secreto: abandonar as já lotadas frequências wireless de 2.4GHz e 5GHz usadas pelos roteadores atuais e pular para a banda de frequência de 60GHz.

Mesmo que você não tenha ouvido falar neles, nem o padrão futurista 802.11ad ou a ideia de usar a frequência 60GHz para Wi-Fi ultra rápido são novos. Mas implementações anteriores encontraram uma parede no meio do caminho, literalmente e metaforicamente: os sinais de 60GHz não conseguem penetrar paredes com facilidade. Esse é obviamente um grande problema para o uso no mundo real. Como resultado, a maior parte dos acessórios “WiGig” com capacidade 60GHz que você pode encontrar atualmente são feitos para operar em frequência muito, muito baixas.

Mas Kim Chang Yong, diretor do DMD R&D Center da Samsung, afirma que a empresa “superou com sucesso essas barreiras para a comercialização da tecnologia de banda com ondas 60GHz”.

O comunicado da Samsung sobre o assunto afirma que a empresa superou essas barreiras físicas e metafóricas com “tecnologias modernas de alto desempenho e com o desenvolvimento de uma antena de cobertura ampla com beam-forming”. Os grupos dos padrões WirelessHD e WiGig também vem tentando melhorar o desempenho do sinal de 60GHz usando beam-forming, uma tecnologia Wi-Fi que detecta onde aparelhos clientes (como PCs e tablets) estão localizados fisicamente e então envia um sinal focado diretamente para esses aparelhos, em vez de transmitir descuidadamente um sinal Wi-Fi em todas as direções como a maioria dos roteadores fazem.

Para o futuro

Apesar desses avanços, ainda não é hora de começar a economizar para comprar esse roteador de última geração. Apesar de o comunicado para imprensa da Samsung afirmar que “a comercialização é esperada para o próximo ano”, isso quer dizer apenas o uso da própria frequência de 60GHz de forma ampla na indústria. E não necessariamente do lançamento dos produtos Samsung com essa nova tecnologia. Um porta-voz da Samsung forneceu o seguinte comunicado: “Não há nada que possamos confirmar neste momento sobre quando os produtos da Samsung com suporte ao Wi-Fi de 60GHz estarão disponíveis no mercado.”