Publicidade na Internet deve superar R$7 bilhões no Brasil em 2014

Luiz Mazetto
15 de abril de 2014 - 12h47
Estimativa é do IAB Brasil, que prevê aumento de 25% para web nesta temporada. Atípico, ano terá impulso de tráfego com Copa do Mundo e eleição presidencial.

O mercado de publicidade na Internet deve superar superar os 7 bilhões de reais no Brasil em 2014. A estimativa foi divulgada pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em evento nesta terça-feira, 15/4.

O órgão do setor prevê que o mercado publicitário digital cresça 25% neste ano, número bem próximo dos 25% de aumento registrados em 2013 pela IAB. Com isso, a web se consolida no país como o segundo maior segmento publicitário no país, ficando atrás apenas da TV.

A estimativa para 2014 é que o setor atinja cerca de 7,197 bilhões de reais em investimentos, sendo divididos em 4,679 bilhões de search e classificados e o restante, 2,51 bilhões de reais, para display e rede sociais. No ano passado, o montante total foi de 5,75 bilhões de reais, enquanto que em 2012 ficou em 4,57 bilhões de reais.

Novo estudo

Durante a coletiva de imprensa, a IAB também anunciou uma parceria com a empresa de pesqusias comScore e com os sete principais sites e portais do Brasil para a realização de um novo levantamento sobre o mercado de publicidade digital.

Com foco em ser quantitativo, em vez de qualitativo, o estudo será trimestral e terá um escopo mais amplo, medindo inclusive dados sobre redes socias como o Facebook e até os anúncios mostrados antes de vídeos no YouTube.