Conta de jornalista no iCloud é invadida e Apple admite falha

Macworld / Reino Unido
07 de agosto de 2012 - 18h35
Mat Honan, da Wired, teve dados apagados após hackers conseguirem senha temporária em contato com a Apple. Contas do Twitter e Gmail também foram invadidas

A Apple admitiu que suas “políticas internas não foram completamente seguidas” em um caso que permitiu a hackers acessarem a conta no iCloud do jornalista Mat Honan, da Wired.

A porta-voz da Apple, Natalie Kerris, disse à Macworld: “A Apple leva a privacidade dos consumidores muito a sério e exige múltiplas formas de verificação antes de reiniciar a senha de uma Apple ID. Nesse caso em especial, os dados do consumidor foram comprometidos por uma pessoa que havia adquirido informações pessoais sobre o usuário. Além disso, descobrimos que nossas políticas internas não foram seguidas completamente. Estamos revisando todos os nossos processos para reiniciar as senhas de contas para assegurar que os dados dos nossos consumidores sejam protegidos.”

De acordo com a conta de Honan, os hackers entraram em contato com a Apple, deram o nome e endereço dele, além dos quatro últimos dígitos do seu cartão de crédito (que eles pegaram com a Amazon). O suporte técnico da Apple reiniciou a conta do jornalista no iCloud e enviou uma senha temporária.

Uma vez que os hackers tiveram acesso à conta de Honan no iCloud, puderam usar os aplicativos Encontre meu iPhone e Encontre meu Mac para apagar remotamente os conteúdos do iPhone, iPad e MacBook Air do jornalista. Com acesso às senhas dele no Google e Twitter, eles puderam apagar a conta no Gmail e usar, não apenas o Twitter dele, mas também a conta do Gizmodo no Tweet.

A Apple não confirmou se vai fazer alterações de segurança no iCloud, por isso o melhor conselho é assegurar que você tenha senhas fortes e únicas para suas diferentes contas e não utilizar o webmail para recuperar senhas.

Coincidentemente, a história sobre o hack no iCloud acontece na mesma semana em que cofundador da Apple, Steve Wozniak, fez uma apresentação de seus temores sobre a nuvem. Ele revelou que pensa que a nuvem será “horrível”. “Com a nuvem, você não tem nada. Quanto mais nós transferimos para a web, para a nuvem, menos teremos controle sobre isso”, disse.

icloudnovo_390.jpg