Empresa lança pendrive para que artistas compartilhem músicas com fãs

Tissiane Vicentin
04 de junho de 2012 - 09h00
O produto, um cartão com RFID, facilita a distribuição de músicas, singles ou videoclipes e traz aplicativo compatível com Windows ou Mac

A Master Case, empresa especializada em TI, lançou um pendrive no formato de cartão que, acompanhado por um software para Mac e Windows, permite aos artistas compartilharem músicas ou vídeos diretamente com seus fãs. Chamado de Neo Idea, o produto e ainda não tem data para chegar ao varejo.

Inicialmente, artistas interessados já podem adquirir os cartões e revendê-los. A banda Biquini Cavadão, por exemplo - que participou do lançamento do Neo Idea - venderá os dela em lojinhas nos próximos shows. Além deles, o cantor luso-francês Lucenzo - do hit Danza Kuduro - e a dupla sertaneja Jorge & Mateus já possuem a tecnologia do Neo Idea em mãos. Estima-se que cada cartão custará em torno de 60 reais quando chegar às lojas.  

neoideia_435

Neo Idea é um pendrive em formato de cartão que permite compartilhamento de sons e vídeos

Ao conectá-lo em um computador, o novo usuário realiza um cadastro com alguns dados básicos. Com internet, é possível acessar todo o conteúdo que o artista liberar na rede, que pode incluir também agendas de shows e informações sobre álbuns ou músicas (como nos encartes de CDs).  O que é baixado fica armazenado no pendrive - podendo ser reproduzido em qualquer dispositivo que tenha entrada USB - e pode ser atualizado regularmente.

Segundo a empresa, o artista tem total controle sobre o que divulga - inclusive se vai cobrar pelas músicas (e quanto) ou se vai liberá-las gratuitamente. Os vídeos têm qualidade HD e o conteúdo sonoro em MP3 320 kbps.

Além disso, o protocolo do Neo Idea permite que o usuário baixe músicas mais rapidamente, como se estivesse transferindo arquivos do computador para o pen drive. "Nosso servidor será direcionado para isso somente. Quando você baixa algum CD pela internet, geralmente ele está em servidores como Rapidshare, YouSend, entre outros. Nestes, você baixa em uma velocidade média de 30 kbps com uma conexão de 10 Mbps. No servidor do Neo, você conseguirá baixar a 150 kbps, cerca de 5 vezes mais rápido", afirma a empresa. "Quanto mais Neos vendidos, maiores serão os servidores, evitando sobrecarga do sistema".

O cartão também poderá servir como ingresso para shows. "A tecnologia implantada no Neo é a mesma que a do Sem Parar - a RFID (transmissão de dados sem fio). Se o usuário adquirir o ingresso do show - pelo próprio aplicativo  -, ele nem precisará passar pela catraca. Basta ir com o cartão - até dentro do bolso - e o sistema identificará o ID e o usuário será liberado na entrada", afirmou a empresa.