Escolas devem usar YouTube e iPad nas aulas, diz especialista

Redação IDG Now!
04/11/2011 - 13h25
Segundo o escritor norte-americano Erik Qualmn, as novas tecnologias precisam ser adotadas como ferramentas pedagógicas.

Se depender do escritor norte-americano Erik Qualmn, autor do livro “Socialnomics: Como as Mídias Sociais Transformam o Jeito que Vivemos e Fazemos Negócios”, as escolas vão se tornar muito mais atraentes para os alunos.

Durante o seminário Conecta, organizado pelo Sesi/Senai no Rio de Janeiro, no dia 3/11, ele foi um dos especialistas que defenderam que as escolas precisam experimentar as mídias sociais para aproximar o conteúdo pedagógico da realidade, segundo informações da Agência Brasil.

O especialista sugeriu, por exemplo, que as escolas aceitem que a lição de casa possa ser apresentada pelo Youtube. Livros? Eles devem se substituídos pelo iPad. "Precisamos prestar atenção nos alunos, ver com qual ferramenta ou equipamento eles estão mais familiarizados e dar o primeiro passo", afirmou ele, segundo a agência.

Qualmn destacou que o uso da Internet pode estimular debates sobre a veracidade de conteúdos disponíveis na rede, além de incentivar a produção de conhecimento de forma colaborativa, como o que está disponível na Wikipedia.