Aplicativo que simula compra e venda de ações chega a Facebook e Orkut

Redação do IDG Now!
15/02/2011 - 20h01
Desenvolvido pela BM&FBOVESPA, SimulAção tem como objetivo estimular os usuários a testarem suas habilidades antes de investir dinheiro no mundo real.

Game desenvolvido pela BM&FBOVESPA, que simula o mercado brasileiro de ações e permite ao usuário a compra e venda de participações nas empresas, chegou ao Orkut e ao Facebook. Segundo seus criadores, o objetivo é que os participantes testem suas habilidades antes de investir dinheiro de verdade.

Chamado de SimulAção, o aplicativo tem interface similar a de um Home Broker – sistema usado para negociar ações via Internet.  As cotações exibidas, por sinal, são iguais às do mundo real, com apenas 15 minutos de atraso em relação a esse. Todos os usuários começam com um capital fictício de 100 mil reais, mas, para começar a jogar, é preciso preencher um cadastro, além de confirmá-lo pelo e-mail de verificação enviado.

A vantagem de usar o aplicativo feito para Facebook e Orkut é poder comparar seu desempenho com o de seus amigos, mesmo porque, a partir das redes sociais, é mais fácil encontrá-los. Outro diferencial é conquistar medalhas virtuais de acordo com os desafios vencidos.

Ao fim do ano, os três melhores de cada classificação – geral, universitária e feminina –  que apresentaram melhores índices de rentabilidade em suas carteiras, receberão prêmios que vão de cinco mil reais, para serem gastos com ações, a iPads e iPhones.

Às 17h, o SimulAção para redes sociais não estava acessível, devido a uma falha encontrada logo após a inserção de usuário e senha. O erro ocorreu em todos os navegadores testados: Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari.

A BM&FBOVESPA dispõe ainda de mais quatro jogos de simulação, que podem ser acessados nesta página.