Nova versão do Opera Mobile promete acelerar navegação no Symbian

InfoWorld/EUA
24/11/2010 - 18h48
Liberado nesta quarta-feira (24/11), Opera Mobile 10.1 chega a ser nove vezes mais rápido que o 10.0 em JavaScript, segundo o desenvolvedor.

Para acelerar a navegação web na plataforma Symbian, a Opera Software liberou nesta quarta-feira (24/11) a versão 10.1 do Opera Mobile para celulares Symbian/Series 60. A nova versão oferece desempenho mais rápido com JavaScript, afirma a empresa.

A versão 10.1 para Symbian oferece compilação sob demanda por meio do motor de JavaScript Carakan, que também equipa o navegador Opera para desktop. O browser móvel agora tem desempenho nove vezes maior que o Opera Mobile 10.0 nos testes SunSpider de JavaScript, explica a Opera.

Outro recurso incluído é a geolocalização. Ela permite que serviços web como mapas e aplicativos de viagem reconheçam uma localização e ofereçam conteúdo personalizado ao usuário. É possível escolher se o Opera Mobile deve ou não compartilhar suas informações de posição.

O navegador oferece outros recursos, como discagem rápida, navegação por abas e um gerenciador de senhas que reduz a digitação em sites web. Ao mesmo tempo, a compressão do Opera Turbo ajuda a superar as dificuldades com redes de baixa velocidade, que causam impacto negativo na navegação.

O Opera Mobile 10.1 é oferecido como download gratuito e está disponível para Symbian^3, Symbian S60, e para as edições 3 e 5.

(Paul Krill)