Google lança site para desenvolvedores no padrão HTML5

IDG News Service
24/06/2010 - 14h07
O site HTML5Rocks.com foi dividido em seções: apresentação interativa, HTML Playground, Tutoriais e Recursos.

A Google lançou, nesta semana, um novo site de recursos para desenvolvedores, dedicados às tecnologias HTML5, batizado de HTML5Rocks.com, conforme anunciado no blog chromium.org.

O site foi dividido em quatro seções principais. A primeira é uma apresentação interativa, para demonstrar os recursos do HTML 5; a segunda, o HTML Playground, para experimentar as capacidades; Tutoriais e Recursos.

As crescentes especificações do HTML5, com recursos multimídia para a web, estão sendo adotadas por empresas como a Google, Microsoft e Apple. O novo padrão é uma série ameaça para o Flash, da Adobe, porque não precisa de aplicativos externos para exibir vídeos e animações.

Para Eric Bidelman, do departamento de desenvolvedores do Google Chrome, o HTML5 abrange muitas possibilidades.

"O HTML5 abrange muitos assuntos diferentes. Algumas APIs e recursos são parte dos padrões aceitos, embora alguns ainda sejam um trabalho em progresso. Existem muitos recursos, mas a maioria ainda é muito difícil de encontrar", disse Bidelman.

A nova tecnologia está no centro de uma disputa entre a Adobe e Apple, que cita o HTML5 como uma ferramenta que tornará desnecessário o uso da tecnologia de plugins do Flash.

(Paul Krill)