Novo formato de vídeo do Google será compatível com o Internet Explorer 9

Da Redação do IDG Now!
20 de maio de 2010 - 16h45
"No entanto, usuário precisará ter o VP8 instalado diretamente no Windows", afirma o desenvolvedor do browser

A Microsoft confirmou que o VP8, novo formato de vídeo aberto para web do Google – anunciado na última quarta (19/05) – será compatível com o Internet Explorer 9, próxima geração do navegado da empresa.

A afirmação foi feita por Dean Hachamovitch, diretor da divisão Internet Explorer em seu blog. Segundo ele, “em relação ao HTML5, o IE9 suportará a reprodução de vídeos H.264 e também o VP8, do Google”. No entanto, Hachamovitch declarou que o codec em questão deve estar instalado no Windows. “Nós queremos ser claros sobre a nossa intenção de apoiar projetos abertos para web e fornecer a interoperabilidade. Mas também queremos fazê-lo de forma clara, coerente com a nossa visão de segurança e com nossas especificações técnicas”. 

O fato da Microsoft não ter sido anunciada como uma das participantes do projeto WebM, novo formato para arquivos multimídia para a internet e apoiado por empresas como Mozilla, Opera e Google, suscitou dúvidas se o próximo navegador da companhia aceitaria o padrão. A Apple é a única desenvolvedora de browser que manteve o silêncio sobre a adoção do VP8 e, consecutivamente, do WebM.