Redação do IDG Now!" />

Google deixará a China em abril, afirma jornal chinês

Redação do IDG Now!
19 de março de 2010 - 12h57
Após meses de disputa, saída pode ser anunciada na próxima semana, conforme matéria jornal China Business News.

Após meses de disputas com o governo do país, a decisão do Google de deixar a China deve finalmente ser anunciada na próxima semana, de acordo com a edição desta sexta-feira (19/3) do jornal econômico local China Business News.

Com base em informações obtidas com funcionários da empresa, que pediram anonimato, a reportagem afirma que a decisão será anunciada na segunda-feira e que o Google.cn será fechado no dia 10 de abril. O Google teria dado a seus colaboradores chineses a opção de se mudarem para a sede da empresa nos Estados Unidos ou para outras operações na Ásia.

O jornal não esclareceu se o Google abandonará todos os seus negócios na China ou se apenas fechará a versão chinesa de seu mecanismo de busca. A companhia não comentou a notícia.

A disputa entre Google e China começou após invasões a servidores da companhia das buscas que teriam partido da China no final do ano passado. O portal anunciou em janeiro que planejava parar de censurar resultados no seu sistema de busca, contrariando regulamentações do governo chinês.

As determinações exigem que o Google censure resultados considerados sensíveis pelo país, como questões políticas e até mesmo pornografia.