Presidente da China cria perfil em microblog ligado ao governo

IDG News Service
22 de fevereiro de 2010 - 09h33
Hu Jintao abriu uma conta em serviço do People’s Daily, mas não fez atualizações. Twitter foi bloqueado na China ano passado.

O presidente da China, Hu Jintao, abriu um microblog adotando uma tecnologia perseguida pelo governo chinês, que luta contra a liberdade de expressão que o serviço pode proporcionar.

O Twitter foi bloqueado na China ano passado e as autoridades estão pedindo para serviços chineses censurarem mensagens postadas por usuários em mais uma ação do governo local contra a discussão de temas políticos na internet.

O microblog de Hu está em um serviço do People’s Daily, jornal oficial do Partido Comunista, e só é visível para usuários registrados na ferramenta. Hu não havia feito nenhuma atualização na manhã desta segunda-feira (22/2), mas centenas de pessoas se inscreveram para receber as mensagens, de acordo com relatos da mídia local.

Mensagens visíveis para o público no serviço mostraram que muitos usuários se cadastraram após ouvirem que Hu estava no microblog. Alguns membros desejaram ao presidente um feliz Ano Novo chinês.

A conta de Hu não possui imagem, mas lista seus títulos políticos. Não há informação de quando a conta foi aberta.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, possui uma conta no Twitter, assim como outras figuras políticas globais. Hu é o primeiro oficial de elite chinês a entrar em um microblog, mas outros oficiais já apareceram em salas de bate-papo para o público. O governo enfatizou seu apoio ao crescimento da Internet, mesmo que monitore parte do conteúdo.

(Owen Fletcher)