Opera lança serviço de compartilhamento de arquivos direto do PC

IDG News Service
16/06/2009 - 10h37
Estocolmo - Versão alpha do Unite permite que usuários do browser Opera ofereçam conteúdos sem usar programas de compartilhamento.

A norueguesa Opera Software, fornecedora do browser Opera, lançou nesta terça-feira (16/06) uma versão preliminar do Unite, um sistema de compartilhamento de conteúdos que funciona diretamente entre computadores conectados, sem a necessidade dos tradicionais servidores web.

A versão alpha do Unite permite que usuários do navegador Opera ofereçam conteúdos sem a necessidade de programas de compartilhamento. O serviço está disponível gratuitamente para download no site do Opera Labs.

O Unite vai funcionar diretamente no navegador - sem a necessidade de downloads de outros softwares - onde o browser Opera rodar, ou seja, nos sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux. Futuramente, a empresa lançará uma versão para celulares e outros dispositivos móveis, informou o analista de produtos da Opera, Lawrence Eng, em um post no site do Opera Labs.

A Opera já desenvolveu serviços que permitem o compartilhamento de arquivos entre pessoas, ou a contribuição com uma lista de músicas compartilhada ou uma jukebox online. O Unite gera um link direto para a pasta onde o conteúdo está localizado, na máquina do usuário, o que elimina a necessidade de programas de compartilhamento, explica a Opera.

Para que o Unite funcione, os usuários precisam estar conectados a uma conta do serviço, o que significa que o PC deve estar ligado e conectado pelo browser Opera. As pessoas que quiserem acessar conteúdos oferecidos pelo usuário não precisam, contudo, estar conectadas ao serviço, e podem usar qualquer navegador.

O desktop do usuário é protegido com um sistema que separa o restante de seu computador das pastas a serem compartilhadas. Os usuários ainda podem proteger os dados compartilhados com senha.

A Opera ainda não divulgou uma data para lançar a versão final do Unite, mas informou que o serviço fará parte da versão 10 de seu browser, que será lançada em breve.

Mikael Ricknäs, editor do IDG News Service, da Espanha