Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!" />

Tráfego do Twitter cresce 96,8% em março no Brasil, afirma Ibope

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!
13/04/2009 - 12h28
São Paulo – Impulsionados por divulgação em blogs, brasileiros que acessam Twitter praticamente dobram em março, segundo Ibope Nielsen Online.

O número de internautas residenciais que visita o Twitter pulou de 344 mil em fevereiro para 677 mil em março, representando um aumento de 96,8% no tráfego do serviço em um mês entre brasileiros, segundo dados do Ibope Nielsen Online obtidos com exclusividade pelo IDG Now! nesta segunda-feira (13/04).

Em relação à base de internautas brasileiros, a participação daqueles que acessam o Twitter  também dobrou no período: de 1,4% em fevereiro, quando foram registrados 24,8 milhões de internautas, para 2,7% em março, segundo dados da consultoria.

Mais sobre o Twitter
> Twitter ganha relevância em 2008
> Conheça 5 ferramentas para Twitter
> Dicas para Twitter dentro das empresas
> Conheça 20 perfis cômicos no Twitter


Ao se levar em conta os três primeiros meses de 2009, o número de visitantes ao Twitter foi de 979 mil. A cifra, porém, não significa que o serviço de microblog tenha quase um milhão de usuários ativos no Brasil.

Segundo a analista José Calazans, a quantidade de usuários que chegaram á tela de autenticação do Twitter foi pouco mais de 200 mil brasileiros, "mostrando que não são visitantes eventuais".

A medição do Ibope Nielsen Online registra quem acessou o serviço, seja ele usuário ou não, e não contempla inscritos que usam softwares no desktop para publicar as mensagens curtas.

O crescimento na base, segundo Calazans, tem relação com uma procura maior pelo Twitter após repercussão maior do serviço entre blogs.

Ao contrário dos últimos meses de 2008, quando o aumento entre os usuários do Twitter se dava pela divulgação de links maliciosos no Orkut, o crescimento em março decorreu do aumento no interesse geral pelo serviço, o que indica um avanço consistente, indica o analista.

Demograficamente, o Twitter se mostra um serviço predominantemente masculino em audiência única, com homem compondo 69% dos seus visitantes. Em nenhuma das cinco faixas etárias medidas pelo Ibope Nielsen Online, as mulheres ultrapassam os homens no uso do serviço no Brasil.

A categoria com usuários com idade entre 35 e 49 anos lidera o uso do Twitter no Brasil, seguida pela que engloba os que têm entre 18 e 24 anos.

Dados divulgados pela comScore na última semana indicam que o tráfego internacional do Twitter aumentou 700% em um ano, atingindo cerca de 9 milhões de usuários únicos no mundo em fevereiro de 2009.