Microsoft lança IE8 destacando melhorias em segurança e performance

IDG News Service/EUA
19/03/2009 - 08h42
São Francisco - Nova versão do browser mais popular do mundo é lançada com mais funções, melhorias em segurança e performance, diz Microsoft.

A Microsoft lançou oficialmente nesta quinta-feira (19/03) o Internet Explorer 8, junto a um estudo bancado pela empresa alegando que o navegador é mais seguro contra malware que rivais como Firefox e Chrome.

Usuários poderão baixar o novo navegador em 25 diferentes línguas às 12h em Nova York (13h pelo horário de Brasília) tanto pelo site da Microsoft como pelo seu centro de downloads.

A versão em português, segundo a Microsoft Brasil, será divulgada apenas às 16h no horário de Brasília.

Mais sobre o Internet Explorer 8
> Faça o download do IE 8
> 7 funções que se destacam no novo browser
> Fotos: a evolução dos browsers
> O que você pode esperar da nova versão do IE
> Navegador ainda domina ambiente corporativo

A Microsoft vem preparando o IE8 há mais de um ano, destacando melhorias em performance, melhor suporte a formatações online, adição de novas funções para ajudar navegação de usuários e melhorias em segurança.

Segundo o estudo divulgado junto ao navegador, conduzido pela NSS Labs, o IE8 Release Candidate 1 era 69% mais efetivo em pegar malware antes de fazer danos ao sistema. O Firefox 3.07 aparece em segundo, com taxa de efetividade de 30%, com o Safari 3 em terceiro (24%) e o Chrome 1.0 154 em quarto (16%).

Durante os testes, a consultoria afirmou que monitorou a conectividade para garantir que os browsers pudessem acessar os sites infectados e realizou 141 testes. A margem de erro é de 3,76 %, diz a NSS Labs.

O IE8 será incluindo como parte do sistema operacional Windows 7. No entanto, pela primeira vez na integração do software com o sistema, a Microsoft dará a habilidade que usuários desabilitem o IE8 como função.

A decisão foi destacada em post no blog Engineering Windows 7. A decisão tem relação direta com a pressão que a empresa vem sofrendo da União Europeia para oferecer escolha em navegadores para seus usuários.

Elizabeth Montalbano, editora do IDG News Service, de Nova York.