Redação do IDG Now!" />

China já tem 298 milhões de internautas

Redação do IDG Now!
14/01/2009 - 13h34
São Paulo - Em um ano, número de usuários disparou 41,9%, diz instituto de pesquisa oficial.

O número de internautas na China disparou em 2008, segundo dados de um instituo de pesquisa oficial. De acordo com o Centro de Informação de Internet e Redes da China, o número de usuários cresceu 41,9% de um ano para cá, chegando a 298 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores. Ou seja, a China a tem uma 'população' de internautas quase do mesmo tamanho de toda a população dos EUA.

Apesar do crescimento e do número absoluto de usuários, a penetração da internet na China ainda é relativamente pequena quando comparada a outros países: 22,6% dos chineses têm acesso à web, índice similar ao do Brasil onde 38,2 milhões de pessoas têm acesso à rede, o equivalente a aproximadamente 20% da população brasileira. Nos EUA, a penetração da internet está em 71%.

De acordo com o estudo, no fim de 2009, 234 milhões de chineses (73,6% dos internautas) afirmaram que leram notícias online. Um ano antes, esse número era de 155 milhões de internautas.

O que mais impressionou, porém, é que o número de usuários web na China não para de crescer, mesmo com o forte controle imposto pelo governo. Sites considerados "politicamente sensíveis", como os do grupo Repórteres Sem Fronteiras e de organizações contrárias ao governo chinês são bloqueados. Ao mesmo tempo, o governo usa a web para distribuir mensagens oficiais. Segundo a BBC, as autoridades locais também estão promovendo campanhas contra conteúdo considerado ofensivo, como sites pornográficos.