Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!" />

Google Maps traz rotas de transporte público em São Paulo e Belo Horizonte

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!
11/12/2008 - 11h57
São Paulo - Google Transporte Público vai oferecer rotas de ônibus, metrô e trem em São Paulo e de ônibus e metrô em Belo Horizonte.

A versão brasileira do serviço de localização Google Maps incluirá rotas de transporte público das cidades de São Paulo e Belo Horizonte, anunciou o Google Brasil nesta quarta-feira (11/12).

A ferramenta, chamada Google Transporte Público, foi desenvolvida junto à SPTrans, à BHTrans e à  Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em uma parceria que não envolve trocas financeiras.

A novidade estará disponível  gradualmente para todos os usuários do Google Maps até a próxima semana. Nesta quinta, apenas 1% dos usuários do serviço de mapas no Brasil terá acesso ao Transporte Público.

Em São Paulo, o novo serviço oferecerá rotas envolvendo ônibus, metrô e trem, enquanto Belo Horizonte contará apenas com ônibus e metrô.

Quando o usuário fizer uma busca no Google Maps, o serviço oferecerá, além das tradicionais rotas a pé ou de carros, a opção de consultar três caminhos utilizando o transporte público na cidade.

As três rotas são baseadas, segundo Marcelo Quintela, gerente de produtos do Google Brasil, nos caminhos mais curtos a partir de dados da SPTrans ou da BHTrans e podem misturar tanto três do metrô como linhas de ônibus.

O Google Transporte Público está disponível agora nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte e, até junho de 2009, deverá atingir as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Não há qualquer previsão oficial do lançamento da ferramenta em outras cidades além das capitais paulista e mineira.

Tanto a SPTrans como a BHTrans já oferecem em seus sites ferramentas semelhantes em que usuários podem consultar itinerários usando transporte público.

O Google Transporte Público é a segunda ferramenta de mapas criada totalmente no escritório mineiro do Google. Em outubro de 2007, o buscador lançou a versão local do Google Maps.