Provedores britânicos censuram artigo da Wikipédia pela primeira vez

IDG News Service/Reino Unido
08 de dezembro de 2008 - 13h19
Londres - Provedores bloquearam acesso à página da banda The Scorpions, que supostamente contém imagem de uma garota de 18 anos nua.

Pela primeira vez, os provedores de internet do Reino Unido censuraram um artigo da Wikipédia, que, supostamente, exibe uma imagem de uma jovem menor de 18 anos nua. A imagem pertence à capa do disco "Virgin Killer", da banda alemã The Scorpions, que gera controvérsia desde que foi lançado

Um efeito colateral da censura é que os internautas britânicos também foram impedidos de editar outros artigos da enciclopédia digital. Por causa da censura, os provedores modificaram o acesso ao site e colocaram um proxy entre os internautas e a Wikipédia. Com isso, a Wikipédia considerou que todos os acessos ao site estavam sendo feitos a partir de apenas um computador - acionando um mecanismo de defesa que impediu a edição de artigos na enciclopédia eletrônica.

Apesar da censura, a imagem da Wikipédia está hospedada em servidores fora do Reino Unido e pode ser acessada por qualquer cidadão britânico. "Não temos nenhum motivo para acreditar que a imagem seja considerada ilegal em qualquer lugar do mundo", disse a Wikimedia Foundation por meio de um comunicado.

Jeremy Kirk, editor do IDG News Service, em Londres