Lygia de Luca, repórter do IDG Now!" />

Empresa por trás do pacote de aplicativos online Zoho chega ao Brasil

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!
11/09/2008 - 17h53
São Paulo - Representada pela Inspirit, Zoho espera ter 100% de seus aplicativos em português, além de pacotes pagos para empresas.

O pacote de aplicativos online Zoho estabeleceu, nesta quinta-feira (11/09), o início de suas operações no Brasil, por meio de parceria com a distribuidora Inspirit.

A operação local está em processo de implantação, segundo o diretor de operações de marketing e negócios do Zoho, Ian Wenig. “Considero o Brasil um mercado muito importante na América Latina. Temos grande penetração em comparação com outros países e queremos focalizar nossa atenção nos brasileiros”, explica.

Wenig, contudo, não ofereceu um número preciso com o total de usuários brasileiros da suíte.

O Zoho, oferecerá, em português, suas 20 soluções de produtividade online para usuários finais, corporativos e da área acadêmica. Por enquanto, apenas 7 aplicativos estão no idioma.

Segundo o diretor executivo da Inspirit, representante oficial do Zoho no País, em cerca de “dois meses teremos tudo estabelecido, incluindo os aplicativos traduzidos.”

Monteiro revela que tudo oferecido no exterior chegará ao Brasil, em português, incluindo a versão ‘tropicalizada’ do Zoho. Com o Zoho 100% estabelecido no Brasil, chegarão também as versões pagas dos aplicativos, voltadas a usuários corporativos, mas ainda não há planos ou valores específicos atribuídos aos pacotes, segundo o executivo da Inspirit.

“Estamos estabelecendo parcerias locais para atingir os usuários finais”, conta Monteiro.

Por enquanto, Wenig afirma que não haverá um escritório do Zoho no Brasil. “Teremos funcionários aqui assim que estabelecermos um negócio significativo”, diz.