Wikia Search permite que qualquer internauta ajude a organizar resultados

IDG News Service/EUA
03/06/2008 - 11h48
Miami - À partir desta terça-feira (03/06), qualquer usuário pode acrescentar, apagar ou classificar sites mostrados pelo buscador aberto.

O buscador de código aberto Wikia Search permitirá que qualquer internauta participe da criação de seu índex de resultados, adicionando, apagando e classificando os resultados.

Durante seu período “alpha”, que começou em janeiro, a Wikia Search uniu cerca de 20 mil usuários registrados, que fizeram cerca de 60 mil edições nos resultados de busca e escreveram cerca de 25 mil pequenos artigos.

À partir desta terça-feira (02/06), contudo, qualquer usuário - registrado ou não - poderá influenciar o índex de buscas, além de numerar os sites segundo sua qualidade.

“Ocorrerá uma revisão geral de tudo”, diz o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales.

Os internautas poderão também editar o conteúdo de um resultado da busca, modificando a chamada e descrição. Além disso, será possível copiar um trecho do texto de um resultado e adicionar diretamente ao índex da Wikia Search. Wales chama o recurso de “anotações”.

As contribuições não passam por aprovação para serem refletidas nos resultados de busca. “O controle de qualidade ficará nas mãos da comunidade de usuários, pois é mais fácil de fazer o bem do que gerar danos”, afirma Wales.

Nos casos de tentativas de spam, é possível deletar em massa as inclusões, além de bloquear determinados usuários.

Wales acredita que a “participação dos usuários não levará ao caos, mas aumentará significativamente o índex do mecanismo, que atualmente possui cerca de 30 milhões de links, número relativamente pequeno”.

Com a iniciativa, Wales quer que “a comunidade decida como aumentar o index”.

A primeira versão do mecanismo, lançada em janeiro, foi mal recebida por blogueiros populares, mas o fundador da Wikipedia alertou que o buscador “alpha” estava muito cru.

“Na época, lançamos um projeto de construir um mecanismo de busca, não um buscador completo”, defende Wales.

Por enquanto, a Wikia Search oferece só um box para a pesquisa de todos os tipos de documentos - mas há planos para buscas específicas por imagens, vídeos e notícias.

Juan Carlos Perez, editor do IDG News Service, de Miami